CSBC 2025: Maceió será o palco do maior congresso de computação da América Latina
Evento vai reunir especialistas para debater tecnologia, inovação e práticas sustentáveis. 1º lote com descontos se encerra em 20 de maio

Entre 20 e 24 de julho, Maceió vai respirar inovação e Tecnologia. A capital vai sediar a 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), considerado o maior evento da área em toda América Latina. Com o tema “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, o congresso deve reunir cerca de dois mil participantes, entre pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da indústria.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas on-line pelo portal do evento, que é o www.csbc.sbc.org.br/2025 “Ainda é possível participar do evento. Para isso, tem que acessar nosso portal e garantir a vaga antes que acabe. Já estamos na reta final e com a lotação quase esgotada.”, explica Raquel Cabral, coordenadora geral do congresso.

Uma novidade para este ano, é que o CSBC teve um recorde de submissões de artigos, com 1.479 trabalhos apresentados, superando as 927 submissões da edição anterior. Mas o CSBC 2025 se destaca não apenas pela quantidade de participantes. A programação traz temas de grande relevância e inclui palestras, painéis, workshops e eventos satélites, como o Women in Information Technology (WIT), dedicado às questões de gênero na área de tecnologia. Além disso, o congresso vai contar com atividades culturais e oportunidades de networking, que vão enriquecer a experiência de todos os participantes.
Segundo Elvys Soares, também coordenador geral do evento, o CSBC vai ser uma oportunidade única para debater temas atuais e relevantes que impactam a sociedade de forma direta, contribuindo para um futuro mais sustentável. “Vamos falar sobre como a transparência na gestão de dados, a participação cidadã e a inovação nos serviços públicos podem ser alavancadas para promover práticas sustentáveis em diversas áreas, desde a gestão ambiental até a promoção de estilos de vida mais eco conscientes”, destacou.

O CSBC 2025 é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em Maceió, o evento está sendo organizado pela UFAL e pelo IFAL, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), duas instituições que vêm
se destacando pelo incentivo à inovação em nosso estado. O evento também conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas (FEPESA), e do Laboratório de Pesquisas Gioconda. “Nosso objetivo vai ser proporcionar um ambiente onde a inovação tecnológica caminhe lado a lado com a sustentabilidade e a governança. O apoio das instituições públicas estaduais está sendo fundamental para o sucesso deste evento”, conclui Raquel Cabral.
Mais informações sobre as inscrições e a programação completa do evento estão no site oficial (www.csbc.sbc.org.br/2025) e no perfil do Instagram (@congresso.csbc).

Veja também
Últimas notícias

Ação conjunta resulta na prisão de investigado por tráfico de drogas em Maceió

Suspeito de assalto a hamburgueria no Antares é preso com arma que pode ter sido usada no crime

Corpo do sexo masculino é encontrado boiando no Pontal da Barra

Alagoas aumenta em 45% o número de crianças alfabetizadas na idade certa

Residência abandonada pega fogo na Ponta da Terra, em Maceió

Justiça nega pedido de suspensão de demarcação da terra indígena Xukuru-Kariri
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
