Secretaria de Saúde orienta sobre importância da vacinação contra o vírus da rubéola
O imunizante está disponível em todos os 102 municípios do Estado Alagoas
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça, junto à população alagoana, a importância de manter o calendário vacinal atualizado para assegurar a proteção contra a rubéola. Isso porque a vacinação representa a forma mais eficaz de se prevenir contra a doença, que é de alta contagiosidade e transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae.
Extremamente grave, a Rubeóla é muito perigosa, principalmente durante a gestação, uma vez que atinge o feto ou o recém-nascido acarretando inúmeras complicações para a mãe. Entre elas está o aborto e malformações congênitas, como surdez, malformações cardíacas e lesões oculares.
Para evitá-la, é necessário se imunizar com a vacina tríplice viral, que protege contra rubéola, além de sarampo e caxumba. Ela deve ser aplicada em duas doses, sendo a primeira, a partir dos 12 meses de idade, e a segunda com um ano e três meses.
Pessoas que ainda não foram vacinadas, com idade até 29 anos, devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações. Quanto aos adultos de 30 até 59 anos, é preconizada apenas uma dose da vacina tríplice viral, explicou a enfermeira.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o Brasil possui um dos maiores e mais eficientes programas de imunização que permeia as três esferas de gestão. “As vacinas são essenciais para a erradicação e prevenção de diversas doenças graves, são seguras e estão disponíveis em todo território nacional”, reforçou o gestor.
Transmissão
A rubéola é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e transmitida por gotículas respiratórias de pessoas infectadas.
Últimas notícias

Sine Alagoas tem 2.601 vagas de emprego disponíveis esta semana

Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços ao redor do mundo; veja quais

Forte ventania derruba cobertura metálica de supermercado em Palmeira dos Índios

Brincadeiras, atrações e muita animação encantam a garotada na Festa das Crianças em São Sebastião

Mulher é detida por jogar pedra no carro da polícia no município de Colônia Leopoldina

Caminhão colide com poste e deixa trecho da Avenida Leste-Oeste com trânsito lento
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
