Secretaria de Saúde orienta sobre importância da vacinação contra o vírus da rubéola
O imunizante está disponível em todos os 102 municípios do Estado Alagoas
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça, junto à população alagoana, a importância de manter o calendário vacinal atualizado para assegurar a proteção contra a rubéola. Isso porque a vacinação representa a forma mais eficaz de se prevenir contra a doença, que é de alta contagiosidade e transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae.
Extremamente grave, a Rubeóla é muito perigosa, principalmente durante a gestação, uma vez que atinge o feto ou o recém-nascido acarretando inúmeras complicações para a mãe. Entre elas está o aborto e malformações congênitas, como surdez, malformações cardíacas e lesões oculares.
Para evitá-la, é necessário se imunizar com a vacina tríplice viral, que protege contra rubéola, além de sarampo e caxumba. Ela deve ser aplicada em duas doses, sendo a primeira, a partir dos 12 meses de idade, e a segunda com um ano e três meses.
Pessoas que ainda não foram vacinadas, com idade até 29 anos, devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações. Quanto aos adultos de 30 até 59 anos, é preconizada apenas uma dose da vacina tríplice viral, explicou a enfermeira.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o Brasil possui um dos maiores e mais eficientes programas de imunização que permeia as três esferas de gestão. “As vacinas são essenciais para a erradicação e prevenção de diversas doenças graves, são seguras e estão disponíveis em todo território nacional”, reforçou o gestor.
Transmissão
A rubéola é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e transmitida por gotículas respiratórias de pessoas infectadas.
Últimas notícias
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
[Vídeo] Escola Virgem dos Pobres traz experiência pedagógica da Itália para Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros no Tabuleiro do Martins, em Maceió
“Haverá sinais”: postagem de Eudócia após caminhada com JHC e Alfredo Gaspar aumenta especulações sobre 2026
Turista gaúcha recupera celular após ação rápida da Oplit na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
