Campanha contra assédio moral mobiliza servidores e reforça cultura de respeito
Iniciativa da Controladoria-Geral do Estado avança com ações educativas, entrega de materiais e visitas técnicas às secretarias estaduais

Desde o seu lançamento, em 2 de maio, a campanha “Assédio Moral – Denuncie. Por você. Por todos” segue em andamento com ações que reforçam o compromisso do Governo de Alagoas com a promoção de ambientes institucionais mais respeitosos, justos e acolhedores.
A campanha, conduzida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria da Comunicação (Secom), está em sua segunda edição e tem como foco a valorização do servidor público, a prevenção de práticas abusivas no ambiente de trabalho e o fortalecimento da escuta institucional.
O Encontro Estadual para Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, foi uma das principais ações da campanha. O evento reuniu servidores públicos em um ciclo de palestras com especialistas que trataram o tema sob perspectivas jurídica, institucional e psicológica.
Entre outras ações da iniciativa se destacou a entrega presencial dos kits informativos e camisas da campanha, realizadas pessoalmente pela controladora-geral Sâmara Suruagy, tendo como objetivo envolver lideranças públicas no enfrentamento ao assédio e incentivar práticas que consolidam uma cultura organizacional pautada no respeito e na dignidade no ambiente profissional.
Atualmente, as ações educativas estão sendo intensificadas através de caravanas conduzidas pela Superintendência de Ouvidoria e Transparência (Suot) da CGE, que somente no começo deste mês realizou visitas às secretarias da Agricultura (Seagri), Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e Prevenção à Violência (Seprev). Durante as atividades, os servidores participaram de palestras e dinâmicas que explicam como reconhecer, prevenir e denunciar condutas abusivas.
Foi nesse contexto que a controladora destacou a importância de manter a campanha ativa dentro dos órgãos públicos: “Estamos lidando com um problema sério, que impacta diretamente a saúde e a autoestima dos servidores. O combate ao assédio moral exige presença, escuta e ação. Por isso, mantemos a campanha viva com diálogo constante e apoio efetivo. O nosso papel é garantir que ninguém se sinta sozinho diante de uma situação de violência institucional”, afirmou Sâmara.
Nas caravanas, as equipes da CGE apresentaram exemplos práticos de assédio moral, como ameaças constantes de demissão, isolamento do servidor, imposição de tarefas vexatórias e discriminação. Também são abordadas as diferenças entre condutas abusivas e práticas legítimas de gestão, para evitar distorções de entendimento.
Outro ponto central das ações é o fortalecimento da Ouvidoria como ferramenta de enfrentamento. Os servidores foram orientados a utilizar o canal e-OUV (e-ouv.al.gov.br) para fazer denúncias, que podem ser identificadas ou anônimas, com garantia de sigilo e acompanhamento do processo.
A assessora de controle interno da Suot, Fabrícia Montenegro, reforçou a importância do diálogo direto com os servidores para esclarecer os principais aspectos relacionados ao tema.
“Falamos sobre o que é o assédio moral no ambiente de trabalho, suas causas e consequências, trazendo exemplos reais do dia a dia para facilitar o entendimento. Também reforçamos o papel da Ouvidoria como um canal seguro de escuta, acolhimento e encaminhamento das denúncias. O assédio não é natural, não é aceitável e precisa ser combatido, pois é uma das principais causas de adoecimento no ambiente de trabalho”, alertou.
A campanha também se apoia na Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, publicada pela CGE em 2023, que segue sendo distribuída durante as visitas técnicas. O material traz orientações objetivas, exemplos claros e informações sobre direitos e deveres no ambiente de trabalho.
Ao longo das atividades, ficou claro que o enfrentamento ao assédio moral é um compromisso contínuo da CGE, que vai além de campanhas pontuais e exige diálogo, presença institucional e apoio constante.
Últimas notícias

Bolsonaro mostra tornozeleira e diz: “Vale para mim é a lei de Deus”

Alagoas recebe pela primeira vez simulação da ONU com jovens estudantes

Seis feridos em acidente na BR-101 recebem alta; um permanece internado no HGE

Identificado motorista que fugiu após grave acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Juiz federal participa de inspeção no bairro do Bom Parto nesta terça-feira (22)

Estado abre mais de 600 novas vagas para Educação de Jovens e Adultos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
