Alagoas apresenta em junho o menor tempo para abertura de empresa
Tempo médio de 9 horas e 52 minutos foi divulgado pela gerência nacional da Redesim
Alagoas apresentou em junho deste ano o tempo médio de 9 horas e 52 minutos para abertura de empresas. Dado divulgado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e confirmado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) é o menor tempo anotado no ano.
A análise feita pela Redesim observa todo o andamento de um processo para abertura empresarial, desde a criação do protocolo até a disponibilização do documento autenticado para o empresário. Esse andamento envolve as etapas de consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e localização –, validação cadastral e análise do processo. No estado, todo esse andamento é feito por meio do Portal Facilita Alagoas.
Segundo a rede, em junho, Alagoas estabeleceu os tempos de 5 horas e 40 segundos para resposta quanto à consulta prévia, 37 segundos para validação dentro do sistema e 4 horas e 11 minutos para resposta dos processos de constituição por parte da Junta Comercial, o que resultou no total de 9 horas 52 minutos.
Mostrando uma mudança de tendência, o tempo de junho contou com uma melhora acentuada em relação aos meses anteriores. Em janeiro, o tempo médio foi de 10 horas e 32 minutos; em fevereiro, de 11 horas e 16 minutos; em março, de 11 horas e 55 minutos; em abril, de 11 horas e 25 minutos; enquanto em maio foi de 12 horas 32 minutos.
Mesmo com o aumento no número de processos, o que refletiu no recorde de abertura de empresas no semestre, o tempo médio de aberturas nos primeiros seis meses ainda é menor do que médias anuais registradas em anos anteriores. Em 2025, o tempo de Alagoas consta em 11 horas e 15 minutos, aproximando-se do recorde de menor tempo, anotado em 2024, que foi de 11 horas 13 minutos.
Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, a perspectiva é diminuir ainda mais a marca e bater o recorde anual. “Ficamos felizes em atingir o menor tempo de 2025, mas tenho certeza que esse tempo irá diminuir. Nos próximos dias, lançaremos a análise interna com auxílio da inteligência artificial, que será disponibilizada também para empreendedor, de forma externa, para que faça a conferência do processo. Isso vai diminuir muito o número de exigências, que são os erros encontrados nos processos empresariais”, anunciou.
A Juceal é entidade responsável pelas aberturas, alterações e baixas de empresas no estado, sendo também a administradora do Portal Facilita Alagoas. No portal, existe ainda a possibilidade de registro para pessoas jurídicas de outras entidades, como Receita Federal, cartórios e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
