Alagoas apresenta em junho o menor tempo para abertura de empresa
Tempo médio de 9 horas e 52 minutos foi divulgado pela gerência nacional da Redesim

Alagoas apresentou em junho deste ano o tempo médio de 9 horas e 52 minutos para abertura de empresas. Dado divulgado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e confirmado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) é o menor tempo anotado no ano.
A análise feita pela Redesim observa todo o andamento de um processo para abertura empresarial, desde a criação do protocolo até a disponibilização do documento autenticado para o empresário. Esse andamento envolve as etapas de consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e localização –, validação cadastral e análise do processo. No estado, todo esse andamento é feito por meio do Portal Facilita Alagoas.
Segundo a rede, em junho, Alagoas estabeleceu os tempos de 5 horas e 40 segundos para resposta quanto à consulta prévia, 37 segundos para validação dentro do sistema e 4 horas e 11 minutos para resposta dos processos de constituição por parte da Junta Comercial, o que resultou no total de 9 horas 52 minutos.
Mostrando uma mudança de tendência, o tempo de junho contou com uma melhora acentuada em relação aos meses anteriores. Em janeiro, o tempo médio foi de 10 horas e 32 minutos; em fevereiro, de 11 horas e 16 minutos; em março, de 11 horas e 55 minutos; em abril, de 11 horas e 25 minutos; enquanto em maio foi de 12 horas 32 minutos.
Mesmo com o aumento no número de processos, o que refletiu no recorde de abertura de empresas no semestre, o tempo médio de aberturas nos primeiros seis meses ainda é menor do que médias anuais registradas em anos anteriores. Em 2025, o tempo de Alagoas consta em 11 horas e 15 minutos, aproximando-se do recorde de menor tempo, anotado em 2024, que foi de 11 horas 13 minutos.
Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, a perspectiva é diminuir ainda mais a marca e bater o recorde anual. “Ficamos felizes em atingir o menor tempo de 2025, mas tenho certeza que esse tempo irá diminuir. Nos próximos dias, lançaremos a análise interna com auxílio da inteligência artificial, que será disponibilizada também para empreendedor, de forma externa, para que faça a conferência do processo. Isso vai diminuir muito o número de exigências, que são os erros encontrados nos processos empresariais”, anunciou.
A Juceal é entidade responsável pelas aberturas, alterações e baixas de empresas no estado, sendo também a administradora do Portal Facilita Alagoas. No portal, existe ainda a possibilidade de registro para pessoas jurídicas de outras entidades, como Receita Federal, cartórios e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL).
Veja também
Últimas notícias

“Quantos alagoanos ainda vão morrer?”, diz Fabio Costa após nova execução no Corredor Vera Arruda

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Moraes bloqueia contas e Pix de Eduardo Bolsonaro para tentar dificultar ações nos EUA

Suspeito de roubo é imobilizado e agredido por populares no Pontal da Barra, em Maceió

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
