Saúde

Campanha alerta trabalhadores da Orla de Maceió sobre os riscos do sol nos lábios

Ação da Sesau e da Ufal orientou sobre prevenção do câncer e distribuiu protetor solar labial aos trabalhadores

Por 7Segundos, com Assessoria 23/07/2025 12h12 - Atualizado em 23/07/2025 12h12
Campanha alerta trabalhadores da Orla de Maceió sobre os riscos do sol nos lábios
Durante a Campanha Sol na Medida os trabalhadores da Orla de Maceió foram orientados - Foto: Divulgação

No mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveram a Campanha “Sol na Medida”. O objetivo da ação foi orientar sobre a prevenção dos danos causados pela exposição solar crônica nos lábios de trabalhadores da Orla Marítima de Maceió.

A Campanha Sol na Medida foi realizada durante o Julho Verde, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, com foco nos efeitos da radiação solar sobre os lábios.

Os trabalhadores da Orla Marítima de Maceió, como ambulantes, barraqueiros e pescadores, estão entre os grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento de lesões como queilite actínica, que é uma condição que pode evoluir para câncer.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos com orientações sobre cuidados com a saúde labial, além de protetores solares específicos para os lábios.

Professores e estudantes das disciplinas de Estomatologia, Patologia Bucal e Saúde Coletiva do Curso de Odontologia da Ufal estiveram presentes, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância da proteção solar.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal da Sesau, cirurgiã dentista Lisiane Torres, destacou a importância da Campanha Sol na Medida Certa.

“O objetivo da Sesau e da Ufal é levar informação e prevenção aos trabalhadores que estão mais expostos ao sol diariamente. A saúde dos lábios também deve ser cuidada, e atitudes simples como o uso de protetor labial com fator de proteção solar podem evitar lesões sérias no futuro”, afirmou.

A disciplina de Estomatologia da Ufal também disponibilizará atendimento especializado aos trabalhadores que apresentarem alterações nos lábios identificadas durante a ação. As pessoas com lesões tiveram consultas agendadas para que as lesões labiais sejam analisadas e tratadas.