Gilberto Gil se despede de Preta Gil com beijo carinhoso em velório
Cantora morreu aos 50 anos, no domingo (20), nos EUA, onde foi fazer um tratamento experimental contra o câncer de intestino
O cantor Gilberto Gil, de 83 anos de idade, chegou quase às 14h desta sexta-feira (25) ao velório da filha Preta Gil, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia de despedida da cantora tinha sido aberta ao público e à imprensa durante toda a manhã e foi fechada para receber Gil e Sandra Gadelha, mãe de Preta, além de sua neta, Sol de Maria, de 9 anos, e outros familiares e amigos, como Bruna Marquezine, Bruno Gagliasso e Fernanda Torres. Emocionado, Gil deu seu adeus à filha com um beijo carinhoso na testa.
A cerimônia foi aberta ao público cumprindo um pedido da artista, que morreu aos 50 anos de idade, no último domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava desde maio deste ano para fazer um tratamento experimental contra o câncer de intestino, descoberto em janeiro de 2023.
Gilberto Gil anunciou o velório da filha no Instagram com a seguinte mensagem: "Celebraremos sua vida, arte e legado." A palavra escolhida pelo artista para homenagear a filha foi elogiada nas redes sociais. "Celebrar é uma palavra perfeita para essa vida que é pura festa", destacou Gaby Amarantos. "Celebrar a Deusa Preta! Ela nos preencheu de amor e generosidade! Obrigada, mais uma vez!", postou Leticia Sabatella.
Homenagem
Nessa quinta-feira (24), em uma publicação em seu perfil no Instagram, Gil compartilhou um vídeo de um momento recente ao lado de Preta, durante uma turnê em que se apresentou junto com a família. Na legenda, o artista escreveu: "Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter para sempre."
Em um dos trechos do vídeo, Preta aparece refletindo sobre o incentivo do pai para que ela cantasse músicas do seu próprio repertório durante os shows: "Ele falou: 'cante suas músicas'. É uma forma também de ele mostrar o quão orgulhoso ele é, né? Orgulhoso da gente e do que a gente é", disse a cantora na gravação.
Despedida
Foi reservado aos amigos e familiares um espaço no saguão do teatro, onde foi instalado um telão de LED com imagens da cantora. Segundo a família Gil, não estão previstas apresentações musicais ou trio elétrico durante a despedida da artista.
A data do velório da artista marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que é bem representativo ao honrar uma grande referência feminina da negritude brasileira. Preta sempre lutou contra o racismo e foi porta-voz do empoderamento pautado no amor-próprio.
A Prefeitura do Rio informou, nessa quinta-feira (24), que várias ruas no entorno do Theatro Municipal terão interdições para o acolhimento dos fãs que vão comparecer ao velório de Preta Gil, nesta sexta (25). Equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb participarão do esquema.
O cortejo passará pelo circuito de megablocos da cidade, que ganhou o nome da artista, que foi grande incentivadora do carnaval de rua na capital fluminense. Ela comandava o "Bloco da Preta". A proibição de tráfego nas vias próximas do Theatro Municipal começou na quinta, a partir das 19h.
O corpo da artista chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nessa quinta (25), e foi levado para o Rio de Janeiro logo sem seguida.
Após o velório, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência por volta das 15h, onde ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até as 17h. O cortejo será feito no carro do Corpo de Bombeiros.
Últimas notícias
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Presidente do Sinteal anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PT
Análise das contas de Rui Palmeira adia recesso de vereadores em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
