Ronda no Bairro chega à Praia do Francês com proposta de segurança mais próxima e humanizada
Iniciativa do Governo de Alagoas chega ao quinto território com modelo de segurança que une presença policial, abordagem social e resultados concretos na redução da violência

A Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, passa a contar, a partir desta sexta-feira (1º), com a atuação do Programa Ronda no Bairro, uma iniciativa do Governo de Alagoas voltada à promoção da segurança com cidadania, escuta e presença comunitária. O lançamento será às 10h, em frente ao Hotel Ponta Verde, com a presença do governador Paulo Dantas.
Presente desde 2018 em áreas estratégicas de Maceió, o programa chega ao seu quinto território com uma proposta consolidada de policiamento de proximidade, aliando patrulhamento preventivo, mediação de conflitos, abordagem social e requalificação de espaços públicos. Segundo o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a expansão para o Francês representa mais um passo na consolidação de um modelo de segurança pública eficiente e humanizado.
“O Ronda no Bairro é um dos programas mais bem avaliados do Estado, com impacto comprovado na redução da criminalidade onde atua. Mais do que presença policial, levamos escuta, acolhimento e articulação com os serviços públicos. Essa é a segurança que aproxima e transforma realidades”, afirma o secretário.
A Praia do Francês será o quinto território a ser contemplado com a presença do programa, que já opera no Centro de Maceió, Orla Marítima, Jacintinho e Benedito Bentes. A atuação dos agentes de proximidade se dará todos os dias da semana e as equipes contarão com o apoio de uma viatura, três motos, três bicicletas e três patinetes, além de uma base fixa instalada no trevo do Francês e bases móveis distribuídas na orla.
Além do patrulhamento, o programa também leva ao território a atuação da equipe de Articulação Social, composta por psicólogas e assistentes sociais, responsáveis por acolher e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade aos serviços públicos disponíveis.
Nesta semana, 36 novos agentes iniciaram um ciclo de capacitação, nessa segunda-feira (28) com aulas teóricas e práticas, que abordam temas como defesa pessoal, abordagem social e policial, condução de viaturas, motocicletas e noções de tiro defensivo. A formação também inclui atenção especial a grupos vulneráveis, garantindo um atendimento mais qualificado e sensível.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a atuação do Ronda no Bairro nas áreas já atendidas tem provocado quedas expressivas nos índices de criminalidade. Em alguns pontos, a redução chega a 80% em ocorrências como roubos e furtos, e os registros de roubo a ônibus coletivos foram zerados dentro dos territórios monitorados.
“Vamos levar para a Praia do Francês o que já tem dado certo em Maceió: uma presença que acolhe, orienta e protege. É assim que a segurança pública se fortalece e se aproxima das pessoas”, reforça Ricardo Dória.
Últimas notícias

Casal é morto a tiros dentro de casa em Carneiros, Alagoas

Dia D de multivacinação é realizado neste sábado em todo o país

Homem finge estar armado, tenta roubar moto e é detido e hostilizado por populares em Arapiraca

Entre o barulho e o trabalho: a resposta firme de Edilza Alves à oposição de Lagoa da Canoa

Maragogi adere ao Programa Moradia Legal e inicia regularização de imóveis para famílias de baixa renda

Novo Lino realiza mutirão de saúde com mais de 500 atendimentos gratuitos com especialistas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
