[Vídeo] Deputada Gabi Gonçalves homenageia Patrimônio Vivo de Alagoas
A produção audiovisual resgata a trajetória da artesã e sua profunda relação com o barro - material com o qual, há décadas, ela transforma em peças que expressam sua identidade e suas vivências
Na última sexta-feira (25), a deputada estadual Gabi Gonçalves realizou mais uma edição do projeto Mulheres Extraordinárias, desta vez homenageando a mestra Dona Irinéia, Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005 e ícone da arte popular do estado. O evento contou com a exibição do curta-metragem Irinéia – O barro habita em mim, no Theatro Homerinho, em Maceió.
A produção audiovisual resgata a trajetória da artesã e sua profunda relação com o barro - material com o qual, há décadas, ela transforma em peças que expressam sua identidade e suas vivências. Natural da comunidade quilombola do Muquém, em União dos Palmares, Dona Irinéia é reconhecida por sua contribuição singular à cultura alagoana, sendo uma das figuras mais importantes da arte do estado.
Entre suas obras mais conhecidas estão O Beijo, escultura que retrata o afeto com simplicidade, e sua Jaqueira, em que Dona Irinéia reconstrói o que a natureza lhe tirou durante a cheia de 2010, moldando com as mãos a força de quem transforma sofrimento em arte.
“O projeto Mulheres Extraordinárias nasceu para reconhecer a história de mulheres que tanto contribuíram com o nosso estado. E Dona Irinéia é isso: força, sabedoria e criação. Homenageá-la é reafirmar o valor de uma cultura feita pelas mãos de uma mulher tão talentosa”, afirmou a deputada Gabi Gonçalves.
A primeira edição do projeto, em 2024, homenageou a estilista Vera Arruda. Já esta segunda edição celebrou, em vida, a trajetória de Dona Irinéia, com sua presença emocionada no evento.
A iniciativa integra as ações do mandato voltadas à cultura e à valorização das mulheres. Para Gabi, a política também deve ser instrumento de memória e inspiração. “Nosso mandato é feito de causas, mas também de símbolos. E uma das mulheres que mais representam a cultura alagoana é Dona Irinéia”, destacou.
O curta já está disponível no canal do YouTube da parlamentar.
Últimas notícias
Dia Nacional do Turismo: Maceió destaca avanços e crescimento no setor
Sobrinho de Marcelo Victor entra na briga por uma vaga na Câmara Federal
Justiça mantém revisão do IPTU, mas decisão expõe crise entre Prefeitura da Barra e moradores
Ex-prefeito de União preserva laço com Renan Calheiros apesar de JHC
Marqueteiro escolhido por JHC também fará campanha de Raquel Lyra em Pernambuco
PT articula ato contra decisão judicial que retira mandato de Paulão
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
