Secretaria de Saúde promove ações de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço em Maceió
Atendimento ocorreu em Unidades de Saúde e com equipes do Consultório na Rua
Nesta quinta-feira(31), em alusão ao Julho Verde, mês da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, promoveu ações simultâneas de prevenção e cuidado. No Pam Salgadinho, foram realizadas intensificação de biópsias de lesões bucais e encaminhamentos para diagnóstico precoce, a fim de prevenir e tratar possíveis casos suspeitos de câncer de cabeça e pescoço.
Também foram realizadas atividades em parceria com as equipes do Consultório na Rua e com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, na Santa Amélia, que direcionou os atendimentos para pessoas em situação de rua, realizando procedimentos clínicos dentários e avaliação bucal.
De acordo com a coordenadora Geral de Saúde Bucal de Maceió, Ducy Farias, durante todo o mês foram promovidas ações nas Unidades de Saúde da capital, proporcionando iniciativas que alcançaram toda a população com estratégias de prevenção e cuidado com a saúde bucal. Além disso, foram promovidas palestras e seminários com o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais que atuam na Atenção Primária.
“Temas como prevenção, tratamento e diagnóstico precoce foram discutidos para potencializar os atendimentos aos usuários dos serviços ofertados. A intensificação dos serviços odontológicos e de estomatologista também tiveram um efeito grandioso na recuperação e assistência aos usuários”, destaca Dulcy Farias.
Outras ações
Os dias 28, 29 e 30 de junho foram marcados por eventos de prevenção, com a realização de uma palestra online sobre identificação de doenças bucais suspeitas de malignidade, ministrada pela estomatologista Camila Panjwani, que demonstrou os fluxos e linhas de cuidados, de forma online. Já as unidades de saúde realizaram salas de espera e intensificaram os atendimentos voltados à saúde bucal. No dia 30, foram realizadas triagens de lesões bucais, com o intuito de investigação de Câncer Cabeça e Pescoço, a fim de proporcionar diagnóstico precoce, para encaminhamentos adequados em casos necessários.
Últimas notícias
Satuba abre concurso com 362 vagas e salários de até R$ 5,1 mil
Cresce a violência e Leonardo Dias compara Maceió ao Rio: “Risco real”
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Reeducando é encontrado morto na Penitenciária Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
