Secretaria de Saúde promove ações de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço em Maceió
Atendimento ocorreu em Unidades de Saúde e com equipes do Consultório na Rua

Nesta quinta-feira(31), em alusão ao Julho Verde, mês da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, promoveu ações simultâneas de prevenção e cuidado. No Pam Salgadinho, foram realizadas intensificação de biópsias de lesões bucais e encaminhamentos para diagnóstico precoce, a fim de prevenir e tratar possíveis casos suspeitos de câncer de cabeça e pescoço.
Também foram realizadas atividades em parceria com as equipes do Consultório na Rua e com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, na Santa Amélia, que direcionou os atendimentos para pessoas em situação de rua, realizando procedimentos clínicos dentários e avaliação bucal.
De acordo com a coordenadora Geral de Saúde Bucal de Maceió, Ducy Farias, durante todo o mês foram promovidas ações nas Unidades de Saúde da capital, proporcionando iniciativas que alcançaram toda a população com estratégias de prevenção e cuidado com a saúde bucal. Além disso, foram promovidas palestras e seminários com o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais que atuam na Atenção Primária.
“Temas como prevenção, tratamento e diagnóstico precoce foram discutidos para potencializar os atendimentos aos usuários dos serviços ofertados. A intensificação dos serviços odontológicos e de estomatologista também tiveram um efeito grandioso na recuperação e assistência aos usuários”, destaca Dulcy Farias.
Outras ações
Os dias 28, 29 e 30 de junho foram marcados por eventos de prevenção, com a realização de uma palestra online sobre identificação de doenças bucais suspeitas de malignidade, ministrada pela estomatologista Camila Panjwani, que demonstrou os fluxos e linhas de cuidados, de forma online. Já as unidades de saúde realizaram salas de espera e intensificaram os atendimentos voltados à saúde bucal. No dia 30, foram realizadas triagens de lesões bucais, com o intuito de investigação de Câncer Cabeça e Pescoço, a fim de proporcionar diagnóstico precoce, para encaminhamentos adequados em casos necessários.
Últimas notícias

Rafael Brito promove último seminário sobre o Sistema Nacional de Educação na Câmara dos Deputados

Dois homens são presos por porte ilegal de arma de fogo durante abordagem da PRF em Rio Largo

Homem é condenado a 17 anos por feminicídio de mulher em situação de rua em Maceió

Figurinos de Marina Candia no Vestir Massayó viram documentário exibido a alunos da rede municipal

Cibele Moura defende uso de inteligência artificial para modernizar serviços públicos em AL

Secretaria de Educação se pronuncia sobre agressão de aluno contra professora em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
