Cibele Moura defende uso de inteligência artificial para modernizar serviços públicos em AL
Deputada defende uso de IA para reduzir filas e garantir mais eficiência na gestão estadual
A deputada estadual Cibele Moura defendeu a aplicação da inteligência artificial (IA) nos serviços públicos como forma de acelerar atendimentos, reduzir filas e garantir mais eficiência na gestão estadual.
Cibele, que já vem atuando na pauta da inovação e tecnologia, reforçou a necessidade de Alagoas acompanhar as transformações do século XXI. Para ela, a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa na democratização do acesso a serviços básicos, especialmente para as populações mais vulneráveis. “Tem gente com medo da inteligência artificial… Eu tenho medo é de fila de espera”, ironizou a parlamentar.
“A gente precisa entrar na discussão do século XXI. A gente precisa discutir em Alagoas, em trajeto artificial. É a gente conseguir que qualquer alagoano tenha acesso a todos os benefícios do Governo do Estado através da inteligência artificial na palma da mão, no celular”, afirmou.
A deputada destacou que a tecnologia não só barateia processos como também pode facilitar o cotidiano de quem mais precisa, permitindo, por exemplo, a integração entre sistemas de saúde, educação e assistência social.
Ela também apontou a telemedicina como uma das soluções que já deveriam estar em funcionamento de forma mais ampla. “A gente tem um médico à disposição, mas o cidadão lá na casa dele consegue fazer uma consulta para um médico especialista”, exemplificou. Segundo Cibele, com isso é possível evitar deslocamentos, reduzir filas em postos e UPAs e até conter a propagação de doenças contagiosas.
Ao defender a modernização dos serviços, Cibele criticou o atraso nos debates sobre inovação. “A gente hoje ainda está discutindo se é bater a porta de madeira ou de metal, e precisa entrar na discussão da inteligência artificial para solucionar a vida das pessoas”.
Confira aqui o vídeo da deputada:
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
