Isopor é reciclável? Alurb orienta a respeito do descarte correto deste material
Produto é comumente encontrado em pontos de lixo e córregos da cidade
O isopor, denominação comercial do poliestireno expandido, é composto por cerca de 98% de ar e pode ser encontrado de diversas formas no dia a dia, desde proteção para móveis e eletromésticos novos até embalagens para refeições. Encontrado comumente em pontos de lixo e córregos da cidade descartados de forma irresponsável, esse material leva até 400 anos para se decompor, poluindo o solo, a água e prejudicando o meio ambiente.
Mas este elemento é reciclável? Sim. Quando limpo, pode ir para a lixeira dos recicláveis ou dos plásticos. Quando sujo, a exemplo de marmitas com restos de comida, gordura ou molhos, o isopor precisa ser lavado antes de ser inserido na coleta seletiva, feita atualmente por cinco cooperativas parceiras da Prefeitura em mais de 50 mil residências da capital.

Descartado de forma errada junto com outros resíduos na mesma situação, o isopor causa danos ambientais. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Autarquia de Limpeza Urbana, explica a importância de conhecer estes processos.
"O ideal é sempre tentar limpar o isopor antes do descarte. Pequenos gestos, como raspar bem a embalagem e evitar resíduos, podem fazer diferença no processo de reaproveitamento do material. Entender esse tipo de separação é essencial para garantir que o isopor siga o caminho da reciclagem e não o dos aterros sanitários", disse.
Estas orientações são passadas diariamente pelas equipes de educação ambiental da Alurb em ações porta a porta, que fortalecem a relação entre a população e a coleta seletiva, evitando que muitos itens sejam descartados de forma irregular e deixem de gerar renda para mais de 170 famílias envolvidas com a reciclagem.
Últimas notícias
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Prefeitura de Maceió capacita duas mil contempladas pelo Banco da Mulher Empreendedora
Arraiá Comunitário encerra edição histórica com entrega de premiações em Arapiraca
Mãe de menino morto pelo tio-avô publica homenagem e pede justiça uma semana após crime
Secretária da Mulher faz apelo para localizar suspeito de feminicídio em Arapiraca
“Duas pessoas salvaram minha filha”, relata mãe após tentativa de sequestro em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
