Ministério Público de AL lança campanha Agosto Lilás
Medida conta com o apoio de diversas instituições, dentre as quais, o Governo do Estado

Com o tema “Minha voz, minha força!”, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) lançou, nesta segunda-feira (04), a campanha Agosto Lilás, iniciativa voltada para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.
A medida conta com o apoio de diversas instituições. Uma delas é o Governo do Estado, que este ano lançou a política pública permanente chamada “Alagoas Lilás”. Também são parceiros o Sebrae/AL, o SESC/AL e a Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), que na oportunidade assinaram termos de convênio com o MPAL. O objetivo é que essas entidades promovam qualificação e capacitação profissional das mulheres, valorização da autoestima, oficinas de defesa pessoal, promoção de direitos, divulgação da rede de apoio para, com isso, contribuírem com a redução dos índices de violência.
Ainda na solenidade de lançamento da campanha, na Sala dos Conselhos do MPAL, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, reafirmou seu compromisso com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência doméstica.
“Essa é uma causa que nos convoca não apenas à sensibilização, mas, sobretudo, a agirmos de forma colaborativa. Este ano, a campanha ganha ainda mais força com a atuação interinstitucional, principalmente com a parceria com o Governo do Estado, principal responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas no combate a esse tipo de crime. Trabalhar em conjunto com outros poderes e órgãos amplia nosso alcance, fortalece a rede de apoio às vítimas e reforça a efetividade das ações de enfrentamento à violência”, ressaltou.
“O MPAL seguirá vigilante, atuante e comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres, porque combater a violência doméstica é uma responsabilidade de todos nós”, acrescentou Lean Araújo.
Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher pelo Ministério Público, a promotora de Justiça Ariadne Dantas comentou sobre o tema da campanha deste ano.
“A ideia é dar voz a essas mulheres. Por isso, temos que saber quais são os sinais do relacionamento abusivo, o qual muitas vezes vem de uma desigualdade naturalizada e que fomenta a violência. Ao mesmo tempo, a gente precisa prevenir e educar a sociedade, principalmente as novas gerações. As mulheres estão morrendo por serem mulheres. É necessário punir, fiscalizar, mas também educar e conscientizar. A mulher precisa ser capacitada para que não permaneça no ciclo de violência”, explicou a promotora Ariadne Dantas, que apresentou a programação que será desenvolvida pelo MPAL e todos os parceiros até o final do mês de agosto em Maceió e no interior do estado em alusão à campanha.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendell Palhares, lembrou que, para a campanha ter sucesso, é preciso se comunicar com toda a sociedade. “Temos que ir às escolas discutir com os jovens, dialogar com vários segmentos, pois o assunto da violência também está presente nas escolas”, destacou o secretário, adicionando que as redes sociais podem ser usadas como estratégia para levar o tema ao público mais jovem.
A diretora de Comunicação do MPAL, Janaína Ribeiro, apresentou as ações e estratégias de comunicação que começaram a ser desenvolvidas e serão reforçadas.
“A comunicação do Ministério Público de Alagoas tem um papel essencial na campanha Agosto Lilás. É por meio dela que conseguimos ampliar a conscientização, levar informação clara e acessível à sociedade e fortalecer o enfrentamento à violência doméstica”, declarou.
“Cada peça divulgada, cada mensagem compartilhada carrega o compromisso de salvar vidas e de encorajar mulheres a romper o ciclo da violência. Neste mês, reforçamos nosso papel não apenas como comunicadores, mas como agentes de transformação social, lado a lado com a população e com as instituições parceiras. O Agosto Lilás nos convoca à ação, e a comunicação é uma das nossas maiores ferramentas de combate e prevenção”, afirmou Janaina Ribeiro, diretora de Comunicação do MPAL.
Em relação à capacitação profissional, o superintendente do Sebrae/AL, Domício Silva, afirmou que 60% do público atendido pelo órgão já é composto por mulheres.
“A independência financeira da mulher pode reduzir a violência, uma vez que a mulher que não depende do companheiro pode romper mais facilmente um ciclo de violência. As ações de capacitação do público feminino serão intensificadas neste mês de agosto”, assinalou.
Além de Ariadne Dantas, a solenidade foi acompanhada pelas promotoras de Justiça Adezia Lima de Carvalho, Marília Cerqueira e Mirya Cardoso Ferro. A campanha Agosto Lilás também conta com o empenho das promotoras Andrea Teixeira, Francisca Paula Santana e Karla Padilha. Os promotores de Justiça José Antônio Malta Marques, Givaldo Lessa e Marcus Rômulo também estavam presentes na cerimônia.
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
