Morador de rua fuzilado por PMs enquanto estava desarmado em SP era alagoano
Para o Ministério Público, ele foi vítima de uma execução sumária
Jeferson de Souza, de 24 anos, homem em situação de rua que foi executado por policiais militares com tiros de fuzil em São Paulo, era natural de Alagoas. A informação foi divulgada pelo G1. O crime ocorreu em junho deste ano, no bairro do Brás, região central da capital paulista.
De acordo com o Ministério Público de São Paulo, Jeferson estava desarmado no momento em que foi morto e foi vítima de uma execução sumária.
Os PMs envolvidos, o tenente Alan dos Santos Moreira e o soldado Danilo Gehrinh, foram presos no fim de julho, após imagens das câmeras corporais desmentirem a versão apresentada por eles no boletim de ocorrência.
Versão dos PMs
Eles relataram que estacionaram a viatura embaixo do viaduto quando foram surpreendidos pela vítima. O morador de rua teria saltado do viaduto para os galhos de uma árvore e descido até o local onde estavam os PMs, que relataram que o homem estaria em "estado alterado".
O comportamento teria motivado a aproximação dos agentes, que abordaram a vítima atrás de uma das pilastras do viaduto. O suspeito se apresentou como Jeferson de Souza, de 23 anos, e teria dito que era procurado por estupro e agressão. Os PMs afirmaram que iriam levá-lo para a delegacia, momento em que o homem teria tentando agarrar a arma do soldado Gehrinh, o que levou o tenente Alan a atirar contra o homem com disparos de fuzil.
O que vídeo mostra
O vídeo mostra o morador de rua desarmado e rendido. Os policiais ficam cerca de uma hora questionando a vítima. Eles tiram fotos do rosto do homem e começam a conversa em um lado menos escondido de uma das pilastras do viaduto 25 de Março, onde a abordagem poderia ser observada por quem passava de carro na região.
Depois, no entanto, o levam para a parte de trás da pilastra, e a vítima começa a chorar. A morte ocorre por volta de 21h25, quando o tenente Allan efetua três disparos de fuzil contra Jeferson, sendo que um deles atingiu o homem na cabeça.
As imagens não mostram ele tentando tomar a arma do soldado Danilo, como disseram os policiais. No momento dos disparos, Danilo tenta encobrir a filmagem da câmera corporal.
Últimas notícias
Davi Filho aponta crescimento em Arapiraca: 'Parece até que estou em Maceió'
Rio Largo convoca aprovados em simultâneo para entrega de documentos e exames
BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro aparece com 46% e Lula com 45% no 2º turno
Taxa média de recusa de doação de órgãos pelos familiares é 45%
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5% este ano
Quase 50% dos alunos no Brasil usam IA para estudar; índice é maior no exterior
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
