Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
Objetivo é capacitar todos os servidores da assistência
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quinta-feira (7), a terceira turma do Curso de Manejo de Vias Aéreas Pediátricas no Ambiente Pré-hospitalar Móvel, para profissionais que atuam no suporte básico.
O curso foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep), da Central do Samu de Maceió no auditório da Cronos Saúde, no bairro do Farol, e tem como objetivo capacitar todos os servidores da assistência, ou seja, que estão na linha de frente dos atendimentos, para atuar com mais eficácia e segurança em ocorrências envolvendo bebês e crianças.
Participaram, condutores socorristas e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) do interior e de Maceió.
No curso, foram abordados temas como: as diferenças anatômicas entre bebês, crianças e adultos, as classificações do desconforto respiratório (leve, moderado e grave), e a importância do acolhimento e da calma durante o atendimento, inclusive junto aos familiares.
Os participantes aprenderam a reconhecer sinais de obstrução das vias aéreas, administrar oxigênio, manejar corretamente o ambu e aplicar medidas eficazes de suporte básico de vida. Aprenderam também sobre as diferenças entre dispneia, taquipneia, bradipneia, leve, moderada e grave, entre outros temas relevantes. Depois das aulas teóricas os profissionais tiveram aulas práticas.
A coordenadora-geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, destacou que o objetivo principal do curso é capacitar e fortalecer a assistência pediátrica no ambiente pré-hospitalar móvel. “Um atendimento bem executado nas vias aéreas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Saber agir diante de uma insuficiência respiratória e outros agravos é essencial para salvar vidas”, disse.
O condutor socorrista Eli Cassiano, que atua na Base Descentralizada do município de Atalaia, que participou do curso, destacou que o curso de capacitação em manejo de vias aéreas pediátricas no ambiente pré-hospitalar “foi excelente porque aprendemos os procedimentos as técnicas adequadas para aprimorar nosso atendimento durante as ocorrências que envolvem crianças e bebês que necessitam de atendimento de urgência e emergência”, frisou.
Outras turmas
O curso, com aulas teóricas e práticas, foi ministrado pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca, socorrista da Central Maceió do Samu. O curso tem turmas de até 15 profissionais. Quem ainda não fez o curso pode obter mais informações pelo telefone (82) 3315-1168 ou pelo e-mail: [email protected].
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
