Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
Objetivo é capacitar todos os servidores da assistência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quinta-feira (7), a terceira turma do Curso de Manejo de Vias Aéreas Pediátricas no Ambiente Pré-hospitalar Móvel, para profissionais que atuam no suporte básico.
O curso foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep), da Central do Samu de Maceió no auditório da Cronos Saúde, no bairro do Farol, e tem como objetivo capacitar todos os servidores da assistência, ou seja, que estão na linha de frente dos atendimentos, para atuar com mais eficácia e segurança em ocorrências envolvendo bebês e crianças.
Participaram, condutores socorristas e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) do interior e de Maceió.
No curso, foram abordados temas como: as diferenças anatômicas entre bebês, crianças e adultos, as classificações do desconforto respiratório (leve, moderado e grave), e a importância do acolhimento e da calma durante o atendimento, inclusive junto aos familiares.
Os participantes aprenderam a reconhecer sinais de obstrução das vias aéreas, administrar oxigênio, manejar corretamente o ambu e aplicar medidas eficazes de suporte básico de vida. Aprenderam também sobre as diferenças entre dispneia, taquipneia, bradipneia, leve, moderada e grave, entre outros temas relevantes. Depois das aulas teóricas os profissionais tiveram aulas práticas.
A coordenadora-geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, destacou que o objetivo principal do curso é capacitar e fortalecer a assistência pediátrica no ambiente pré-hospitalar móvel. “Um atendimento bem executado nas vias aéreas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Saber agir diante de uma insuficiência respiratória e outros agravos é essencial para salvar vidas”, disse.
O condutor socorrista Eli Cassiano, que atua na Base Descentralizada do município de Atalaia, que participou do curso, destacou que o curso de capacitação em manejo de vias aéreas pediátricas no ambiente pré-hospitalar “foi excelente porque aprendemos os procedimentos as técnicas adequadas para aprimorar nosso atendimento durante as ocorrências que envolvem crianças e bebês que necessitam de atendimento de urgência e emergência”, frisou.
Outras turmas
O curso, com aulas teóricas e práticas, foi ministrado pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca, socorrista da Central Maceió do Samu. O curso tem turmas de até 15 profissionais. Quem ainda não fez o curso pode obter mais informações pelo telefone (82) 3315-1168 ou pelo e-mail: [email protected].
Últimas notícias

Integrantes de organização criminosa em Arapiraca são condenados a quase 60 anos de prisão

Após recomendação do MPAL, prefeito de Arapiraca retifica tabela de TAF de aprovados para a Guarda Municipal

Pinguim encalha morto em praia de Maragogi

Operação de ônibus será reforçada para partida entre CRB X Cruzeiro no Trapichão

Colisão entre carro e moto em rodovia de Penedo deixa três pessoas feridas

Psicólogos e assistentes sociais questionam nova exigência em carga horário na Educação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
