Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
Objetivo é capacitar todos os servidores da assistência
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quinta-feira (7), a terceira turma do Curso de Manejo de Vias Aéreas Pediátricas no Ambiente Pré-hospitalar Móvel, para profissionais que atuam no suporte básico.
O curso foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep), da Central do Samu de Maceió no auditório da Cronos Saúde, no bairro do Farol, e tem como objetivo capacitar todos os servidores da assistência, ou seja, que estão na linha de frente dos atendimentos, para atuar com mais eficácia e segurança em ocorrências envolvendo bebês e crianças.
Participaram, condutores socorristas e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) do interior e de Maceió.
No curso, foram abordados temas como: as diferenças anatômicas entre bebês, crianças e adultos, as classificações do desconforto respiratório (leve, moderado e grave), e a importância do acolhimento e da calma durante o atendimento, inclusive junto aos familiares.
Os participantes aprenderam a reconhecer sinais de obstrução das vias aéreas, administrar oxigênio, manejar corretamente o ambu e aplicar medidas eficazes de suporte básico de vida. Aprenderam também sobre as diferenças entre dispneia, taquipneia, bradipneia, leve, moderada e grave, entre outros temas relevantes. Depois das aulas teóricas os profissionais tiveram aulas práticas.
A coordenadora-geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, destacou que o objetivo principal do curso é capacitar e fortalecer a assistência pediátrica no ambiente pré-hospitalar móvel. “Um atendimento bem executado nas vias aéreas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Saber agir diante de uma insuficiência respiratória e outros agravos é essencial para salvar vidas”, disse.
O condutor socorrista Eli Cassiano, que atua na Base Descentralizada do município de Atalaia, que participou do curso, destacou que o curso de capacitação em manejo de vias aéreas pediátricas no ambiente pré-hospitalar “foi excelente porque aprendemos os procedimentos as técnicas adequadas para aprimorar nosso atendimento durante as ocorrências que envolvem crianças e bebês que necessitam de atendimento de urgência e emergência”, frisou.
Outras turmas
O curso, com aulas teóricas e práticas, foi ministrado pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca, socorrista da Central Maceió do Samu. O curso tem turmas de até 15 profissionais. Quem ainda não fez o curso pode obter mais informações pelo telefone (82) 3315-1168 ou pelo e-mail: [email protected].
Últimas notícias
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
