Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
Objetivo é capacitar todos os servidores da assistência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quinta-feira (7), a terceira turma do Curso de Manejo de Vias Aéreas Pediátricas no Ambiente Pré-hospitalar Móvel, para profissionais que atuam no suporte básico.
O curso foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep), da Central do Samu de Maceió no auditório da Cronos Saúde, no bairro do Farol, e tem como objetivo capacitar todos os servidores da assistência, ou seja, que estão na linha de frente dos atendimentos, para atuar com mais eficácia e segurança em ocorrências envolvendo bebês e crianças.
Participaram, condutores socorristas e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) do interior e de Maceió.
No curso, foram abordados temas como: as diferenças anatômicas entre bebês, crianças e adultos, as classificações do desconforto respiratório (leve, moderado e grave), e a importância do acolhimento e da calma durante o atendimento, inclusive junto aos familiares.
Os participantes aprenderam a reconhecer sinais de obstrução das vias aéreas, administrar oxigênio, manejar corretamente o ambu e aplicar medidas eficazes de suporte básico de vida. Aprenderam também sobre as diferenças entre dispneia, taquipneia, bradipneia, leve, moderada e grave, entre outros temas relevantes. Depois das aulas teóricas os profissionais tiveram aulas práticas.
A coordenadora-geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, destacou que o objetivo principal do curso é capacitar e fortalecer a assistência pediátrica no ambiente pré-hospitalar móvel. “Um atendimento bem executado nas vias aéreas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Saber agir diante de uma insuficiência respiratória e outros agravos é essencial para salvar vidas”, disse.
O condutor socorrista Eli Cassiano, que atua na Base Descentralizada do município de Atalaia, que participou do curso, destacou que o curso de capacitação em manejo de vias aéreas pediátricas no ambiente pré-hospitalar “foi excelente porque aprendemos os procedimentos as técnicas adequadas para aprimorar nosso atendimento durante as ocorrências que envolvem crianças e bebês que necessitam de atendimento de urgência e emergência”, frisou.
Outras turmas
O curso, com aulas teóricas e práticas, foi ministrado pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca, socorrista da Central Maceió do Samu. O curso tem turmas de até 15 profissionais. Quem ainda não fez o curso pode obter mais informações pelo telefone (82) 3315-1168 ou pelo e-mail: [email protected].
Últimas notícias

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)

Conversas revelam investidas de advogado preso suspeito de estuprar a filha no Sertão

PC prende homem em Fórum após descobrir mandado de prisão por tentativa de homicídio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
