Após exoneração, veja quem é o novo coordenador de núcleo que atua contra Braskem
Escolhido para substituir Ricardo Melro, exonerado no início da semana, é o defensor público Othoniel Pinheiro Neto
Alterada às 16h*
O defensor público Othoniel Pinheiro Neto é o novo coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública de Alagoas. A nomeação dele foi anunciada na segunda-feira (02), na mesma publicação que trouxe a exoneração de Ricardo Melro do cargo.
A exoneração dele gerou grande repercussão negativa pela atuação dele nos casos relacionados ao afundamento do solo causado pela mineradora Braskem. Melro e de outros membros do Núcleo de Proteção Coletiva vinham se destacando na atuação em favor das vítimas da tragédia socioambiental.
A decisão, assinada pelo defensor público-geral Fabrício Leão Souto, causou reações de moradores das regiões afetadas e do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), que chegaram a denunciar, publicamente, uma tentativa de esvaziamento da atuação em defesa da população atingida.
Em nota oficial, a Defensoria Pública reforçou o compromisso da instituição com os direitos coletivos. A nota também rebateu insinuações de interferência externa e alegou que as alterações na composição do núcleo ocorreram por razões de gestão interna.
O novo defensor designado, Othoniel Pinheiro, é doutor em Direito e já ocupou cargos de destaque na Defensoria Pública. Segundo a instituição, ele dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo, especialmente na análise de documentos técnicos e na representação dos interesses coletivos das vítimas do desastre ambiental que alterou a geografia de bairros inteiros da capital alagoana.
O anúncio do substituto acontece às vésperas da audiência pública marcada para esta sexta-feira (8), quando será apresentado à sociedade um relatório técnico-científico sobre os impactos da subsidência. O documento é resultado de pesquisas conduzidas por cientistas nacionais e internacionais, a pedido do próprio núcleo que agora passa por reestruturação.
*Errata: a matéria trazia a informação que o anúncio foi feio após a repercussão, mas o nome foi anunciado no mesmo edital que trouxe a exoneração na segunda-feira (02).
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
