Após exoneração, veja quem é o novo coordenador de núcleo que atua contra Braskem
Escolhido para substituir Ricardo Melro, exonerado no início da semana, é o defensor público Othoniel Pinheiro Neto

Alterada às 16h*
O defensor público Othoniel Pinheiro Neto é o novo coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública de Alagoas. A nomeação dele foi anunciada na segunda-feira (02), na mesma publicação que trouxe a exoneração de Ricardo Melro do cargo.
A exoneração dele gerou grande repercussão negativa pela atuação dele nos casos relacionados ao afundamento do solo causado pela mineradora Braskem. Melro e de outros membros do Núcleo de Proteção Coletiva vinham se destacando na atuação em favor das vítimas da tragédia socioambiental.
A decisão, assinada pelo defensor público-geral Fabrício Leão Souto, causou reações de moradores das regiões afetadas e do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), que chegaram a denunciar, publicamente, uma tentativa de esvaziamento da atuação em defesa da população atingida.
Em nota oficial, a Defensoria Pública reforçou o compromisso da instituição com os direitos coletivos. A nota também rebateu insinuações de interferência externa e alegou que as alterações na composição do núcleo ocorreram por razões de gestão interna.
O novo defensor designado, Othoniel Pinheiro, é doutor em Direito e já ocupou cargos de destaque na Defensoria Pública. Segundo a instituição, ele dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo, especialmente na análise de documentos técnicos e na representação dos interesses coletivos das vítimas do desastre ambiental que alterou a geografia de bairros inteiros da capital alagoana.
O anúncio do substituto acontece às vésperas da audiência pública marcada para esta sexta-feira (8), quando será apresentado à sociedade um relatório técnico-científico sobre os impactos da subsidência. O documento é resultado de pesquisas conduzidas por cientistas nacionais e internacionais, a pedido do próprio núcleo que agora passa por reestruturação.
*Errata: a matéria trazia a informação que o anúncio foi feio após a repercussão, mas o nome foi anunciado no mesmo edital que trouxe a exoneração na segunda-feira (02).
Últimas notícias

Alfredo Gaspar afirma que não aceita acordo para poupar ninguém, inclusive irmão de Lula

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 6ª parcela

Mulher é detida após causar tumulto e xingar funcionários em posto de saúde de Maribondo

Condenado por feminicídio no Rio de Janeiro é preso no município de Teotônio Vilela

Acusados de tráfico e homicídio são presos durante patrulhamento em Maceió

Jovem é atacado e esfaqueado no meio da rua no Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
