Telessaúde de Alagoas leva assistência a gestantes de alto risco em Penedo
Iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy)
Nessa quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Penedo participou do lançamento oficial do Núcleo de Telessaúde de Alagoas, em Maceió.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy).
A princípio, o Telessaúde vai fortalecer a atenção básica em Penedo e mais sete municípios alagoanos, promovendo o acesso da população – principalmente que depende do SUS – ao atendimento especializado.
“Esse investimento em saúde pública para Alagoas será muito importante para o acompanhamento das nossas gestantes de alto risco, utilizando tecnologia de ponta nessa parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Alagoas e o Governo do Estado, inicialmente atendendo oito municípios, entre eles Penedo, mas a tendência é que, muito em breve, poderemos beneficiar os 102 municípios de Alagoas”, destaca o Secretário Executivo da Sesau Alagoas Guilherme Lopes, que participou da solenidade representando o governador Paulo Dantas.
Por estar cumprindo agenda de trabalho em Brasília, o Prefeito Ronaldo Lopes foi representado na solenidade realizada no campus da Ufal por Waninna Mendonça, secretária municipal de Saúde.
“O mundo está mudando e a saúde pública também precisa mudar. O SUS precisa ser cada vez mais tecnológico, acessível e inteligente e com o Núcleo de Telessaúde, Penedo dá mais um passo importante na direção do cuidado moderno, especialmente com quem mais precisa: nossas gestantes de alto risco. Vamos usar a inovação para salvar vidas, antecipar riscos e garantir que a saúde chegue aonde ela mais importa. Cuidar com tecnologia é também cuidar com amor, com respeito e com responsabilidade”, declarou a gestora da SMS.
Com orçamento inicial de R$ 4,6 milhões, o Telessaúde tem como foco promover um cuidado mais qualificado às gestantes de alto risco, a partir do uso da Telemedicina aliada à Inteligência Artificial, com suporte do Hospital Universitário e da Maternidade Escola Santa Mônica, principais referências no atendimento obstétrico de alto risco em Alagoas.
Além de Penedo, a inovação na assistência funcionará em Atalaia, Branquinha, Colônia Leopoldina, Porto Calvo, Rio Largo, São Luís do Quitunde e União dos Palmares, municípios selecionados por preencherem critérios técnicos, a exemplo de maturidade digital, indicadores de mortalidade e localização estratégica.
Últimas notícias
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
