Novo estudo faz alerta e sugere revisão das áreas afetadas pela Braskem em Maceió
Documento foi apresentado nesta sexta-feira (8) durante uma audiência pública
Um relatório técnico-científico independente, elaborado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, trouxe à tona novas evidências sobre o afundamento do solo em cinco bairros de Maceió. O documento foi apresentado nesta sexta-feira (8) durante uma audiência pública e destaca a necessidade de revisão do mapa oficial das áreas impactadas pela atividade mineradora, atualmente divulgado pela Braskem.
O estudo, que teve início em fevereiro de 2025, foi resultado de uma parceria com o Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública e teve como base dados fornecidos pela Defesa Civil de Maceió. Os pesquisadores garantem que a análise seguiu rigorosos critérios científicos e metodológicos reconhecidos internacionalmente, buscando apresentar um diagnóstico mais preciso da situação.
Marcos Eduardo Hartwig, geólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, responsável pela coordenação do trabalho, afirmou que o mapa divulgado pela mineradora apresenta limitações importantes e pode não representar fielmente a extensão real da subsidência.
Segundo o relatório, a movimentação do solo vem ocorrendo de forma constante desde 2004, embora a análise dos dados mais recentes, entre junho de 2019 e dezembro de 2024, possa dar a impressão de estabilização. “Os números, se analisados em média, mostram que a movimentação não é grande. Mas se analisarmos as situações isoladas, vemos que a realidade é diferente”, explica Hartwig.
Além dele, assinam o relatório os pesquisadores Magdalena Vassileva, Fábio Furlan Gama, Djamil Al-Halbouni e Mahdi Motagh, todos com títulos acadêmicos de doutorado.
O documento reforça a importância de ações imediatas para monitoramento contínuo e revisão das medidas preventivas, visando evitar novos danos à população e à infraestrutura dos bairros afetados.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
