Defesa de Carla Zambelli prepara argumentos para audiência na Itália
A defesa da deputada Carla Zambelli reúne os argumentos para apresentar à Corte de Apelação de Roma em processo de extradição
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) tem nova audiência na Itália na próxima quarta-feira (13), para a análise do processo do pedido de extradição encaminhado pelo governo brasileiro. A data foi marcada pela Justiça italiana, após Zambelli passar por uma audiência de custódia na semana em que foi presa.
Agora, na Corte de Apelação de Roma, Zambelli será ouvida pela primeira vez. Na audiência, um dos pontos a ser colocado pela defesa da parlamentar será em relação aos problemas de saúde que ela enfrenta.
Segundo o pai de Zambelli, João Hélio, que estava com a filha no momento da prisão, a parlamentar tem mais de 10 doenças. Entre elas a síndrome da taquicardia postural ortostática, que levou a parlamentar a ficar internada em 2024. A síndrome afeta o sistema nervoso e provoca taquicardia .
A informação da audiência foi confirmada pelo Ministério da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF) após consulta com autoridades italianas. Zambelli foi presa em 29 de julho, após o deputado italiano Angelo Bonelli comunicar às autoridades a localização da parlamentar, que estava hospedada em um hotel.
Atualmente, ela está detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, onde deve permanecer até a conclusão do processo. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão adotadas todas as providências necessárias para atender ao pedido de extradição formulado pelo Brasil.
Ela estava foragida desde o fim de maio, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF no caso de invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Carta
Por meio da defesa, a deputada divulgou uma carta escrita à mão em 6 de agosto. No texto, a parlamentar se pronuncia sobre a detenção, menciona “a consciência tranquila de quem é inocente” e faz referência ao ministro Alexandre de Moraes como “ditador”.
“Quero me pronunciar que estou sendo ‘forte e corajosa’, mantendo a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente. Tenham força, fé e coragem. O Brasil é um país abençoado e nenhum ditador nos colocará de joelhos”, escreveu Zambelli.

Carta escrita à mão pela deputada federal Carla Zambelli, que está presa na ItáliaLeia na íntegra:
Aos brasileiros de todo o mundo,
A vida é um grande milagre, mas o maior presente para as nossas vidas é a liberdade para vivermos para a nossa família, seja a de sangue ou aquele que elegemos.
Quero me pronunciar que estou sendo “forte e corajosa”, mantendo a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente. Tenham força, fé e coragem. O Brasil é um país abençoado e nenhum ditador nos colocará de joelhos.
Amo vocês com todo meu coração! “Tudo posso naquele que me fortalece”.
Carla Zambelli
Últimas notícias
BRB diz que recuperou R$ 10 bilhões das carteiras com Master
PF fecha duas empresas de segurança clandestinas na COP30
Ministro da Educação se manifesta sobre pedido de cancelamento do Enem
Quaest: nas redes, COP30 teve 35% de menções negativas e 20% positivas
EUA alertam empresas aéreas para perigo de sobrevoar a Venezuela
Flávio convoca vigília na frente do condomínio de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
