Saúde

Aos 8 anos, aluno da rede municipal de Maceió retorna às aulas após vencer câncer

Foi um ano e três meses de luta contra a doença, entre o diagnóstico e o último dia de tratamento

Por Wanessa Santos 12/08/2025 12h12 - Atualizado em 12/08/2025 12h12
Aos 8 anos, aluno da rede municipal de Maceió retorna às aulas após vencer câncer
Pedro foi recebido na escola por professores e colegas, que celebraram sua volta com cartazes e muita alegria - Foto: Reprodução/Vídeo

O pequeno Pedro Rafael, de somente 8 anos, viveu dois momentos marcantes em pouco mais de um mês: no dia 30 de junho, encerrou o tratamento contra um câncer de testículo, e nesta segunda-feira (11) voltou às aulas na Escola Municipal Dom Antônio Brandão, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Na última sessão de quimioterapia, Pedro deixou o hospital em um carro decorado com balões azuis e com a frase escrita no vidro traseiro: "Minha última quimioterapia. Buzine." A cena foi registrada na Avenida Fernandes Lima e compartilhada nas redes sociais, recebendo o apoio de motoristas e pedestres que celebraram a vitória do menino.

Foi um ano e três meses de luta contra a doença, entre o diagnóstico e o último dia de tratamento. Nesse período, Pedro passou por 36 sessões de quimioterapia e 20 de radioterapia, sempre com o apoio da família.

O retorno à escola, justamente no Dia do Estudante, foi marcado por emoção. Ao chegar à unidade de ensino, Pedro foi recebido por professores e colegas, que celebraram sua volta com cartazes e muita alegria após o seu afastamento para o tratamento. Com um sorriso no rosto, o garoto caminhou em direção ao interior da escola, cercado de carinho e muitos aplausos.

Em publicação nas redes sociais, ele agradeceu a recepção e destacou a vontade de recuperar o tempo fora das salas de aula. "Vamos correr atrás do tempo que fiquei afastado devido ao tratamento... rumo ao 4º ano. Gratidão a toda equipe pedagógica pelas felicitações. Meu muito obrigado."

O prefeito de Maceió, JHC, também comentou o momento nas redes sociais, chamando Pedro de inspiração para toda a cidade. "No Dia do Estudante, a lição mais bonita veio do Pedro Rafael, de apenas 8 anos [...] cheio de sonhos e coragem para correr atrás do tempo perdido. Sua força e determinação inspiram toda Maceió."


Ligado em tecnologia, Pedro agora planeja criar conteúdos para seu canal no YouTube, onde pretende compartilhar experiências e momentos nos jogos que mais gosta. Certamente o pequeno Pedro já é um grande influenciador, visto que ele já conquistou uma das maiores vitórias que se pode ter: vencer a doença e voltar a sonhar.