Geral

Bebê de 4 meses é retirada da mãe por maus-tratos e levada a abrigo em Teotônio Vilela

Segundo o Conselho Tutelar, a adolescente já havia sido advertida formalmente sobre as negligências

Por 7Segundos 17/08/2025 11h11
Bebê de 4 meses é retirada da mãe por maus-tratos e levada a abrigo em Teotônio Vilela
Conselho Tutelar - Foto: Ascom

Uma criança de apenas 4 meses foi institucionalizada nesta sexta-feira (15), no município de Teotônio Vilela, no Tabuleiro do Sul de Alagoas, após denúncias de maus-tratos e negligência por parte da mãe, uma adolescente de 16 anos.

De acordo com informações do Conselho Tutelar, o órgão recebeu diversas denúncias anônimas relatando que a jovem deixava a filha sozinha em casa por semanas, sob os cuidados de uma tia idosa e da avó, que não tinham condições de cuidar da bebê.

Os relatos também apontam que a criança passava dias sem banho e sem a higiene pessoal adequada. A situação se agravou a ponto da bebê precisar ser internada, apresentando risco de morte.

Segundo o Conselho Tutelar, a adolescente já havia sido advertida formalmente sobre as negligências ainda durante o acompanhamento da gestação e após o nascimento da filha. Mesmo assim, voltou a repetir as práticas que colocavam a vida da criança em risco.

Diante do quadro, o colegiado do Conselho decidiu pela retirada imediata da bebê, após profissionais de saúde do município alertarem para a gravidade da situação. A família extensa foi procurada para assumir os cuidados, mas não foi localizada.

A ação contou com apoio da Guarda Municipal de Teotônio Vilela, que acompanhou os conselheiros até a residência da mãe e, posteriormente, até o abrigo onde a criança ficará até decisão judicial.

A adolescente foi denunciada pelo Conselho Tutelar ao Ministério Público, que deverá avaliar as medidas cabíveis diante do suposto crime de negligência.