Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passa a oferecer suporte especializado para crianças, com foco em acolhimento e resolutividade no próprio município
O município de Rio Largo deu mais um passo importante na ampliação da rede de saúde bucal ao implantar o serviço de Odontopediatria no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A nova especialidade já está em funcionamento há dois meses e chega para garantir atendimento especializado às crianças que necessitam de procedimentos mais complexos, como tratamento de canal em dente de leite, frenectomia (correção do “freio” da língua) e casos em que há dificuldade de aceitação ao tratamento odontológico convencional.
Atualmente, os atendimentos são realizados de forma agendada: às segundas e quartas-feiras na UBS Manoel Gonçalves III, localizada no Loteamento Buriti, às sextas-feiras na UBS Severina Alexandre, no bairro Cucaú e às terças, quartas e quintas-feiras na UBS Leão da Tribo de Judá, no Loteamento Asa dos Ventos. Os encaminhamentos são feitos pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de médicos pediatras e fonoaudiólogos, sempre que identificam a necessidade de um cuidado especializado para a criança.
Além do cuidado humanizado com crianças que apresentam medo ou resistência durante o atendimento, o serviço também atende bebês com dificuldade de amamentação em decorrência do freio lingual curto, realizando o procedimento de frenotomia diretamente no município, sem a necessidade de deslocamento para Maceió, como ocorria anteriormente.
Para o prefeito Carlos, a implantação desse serviço é um marco para a saúde de Rio Largo. “A Odontopediatria traz mais conforto e garante saúde para toda a família. Antes, muitas mães precisavam sair de Rio Largo para que os filhos recebessem esse tipo de atendimento. Agora, temos esse suporte aqui mesmo, com cuidado especializado, humanizado e perto de casa. O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade e cada vez mais completa para a nossa gente”, destacou.
O serviço segue em fase de estruturação para ampliar o fluxo de atendimentos e já tem planos de futuro, como a implantação da sedação inalatória para crianças com dificuldades maiores de adaptação, fortalecendo ainda mais a rede de saúde bucal do município.
Últimas notícias
Dupla furta tapumes e atrapalha obra de revitalização da Praça Sinimbu
COP 30: Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca conquista segundo lugar no Brasil
Polícia Militar apreende três armas e prende quatro suspeitos de roubo durante ocorrência em Maceió
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
