Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passa a oferecer suporte especializado para crianças, com foco em acolhimento e resolutividade no próprio município
O município de Rio Largo deu mais um passo importante na ampliação da rede de saúde bucal ao implantar o serviço de Odontopediatria no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A nova especialidade já está em funcionamento há dois meses e chega para garantir atendimento especializado às crianças que necessitam de procedimentos mais complexos, como tratamento de canal em dente de leite, frenectomia (correção do “freio” da língua) e casos em que há dificuldade de aceitação ao tratamento odontológico convencional.
Atualmente, os atendimentos são realizados de forma agendada: às segundas e quartas-feiras na UBS Manoel Gonçalves III, localizada no Loteamento Buriti, às sextas-feiras na UBS Severina Alexandre, no bairro Cucaú e às terças, quartas e quintas-feiras na UBS Leão da Tribo de Judá, no Loteamento Asa dos Ventos. Os encaminhamentos são feitos pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de médicos pediatras e fonoaudiólogos, sempre que identificam a necessidade de um cuidado especializado para a criança.
Além do cuidado humanizado com crianças que apresentam medo ou resistência durante o atendimento, o serviço também atende bebês com dificuldade de amamentação em decorrência do freio lingual curto, realizando o procedimento de frenotomia diretamente no município, sem a necessidade de deslocamento para Maceió, como ocorria anteriormente.
Para o prefeito Carlos, a implantação desse serviço é um marco para a saúde de Rio Largo. “A Odontopediatria traz mais conforto e garante saúde para toda a família. Antes, muitas mães precisavam sair de Rio Largo para que os filhos recebessem esse tipo de atendimento. Agora, temos esse suporte aqui mesmo, com cuidado especializado, humanizado e perto de casa. O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade e cada vez mais completa para a nossa gente”, destacou.
O serviço segue em fase de estruturação para ampliar o fluxo de atendimentos e já tem planos de futuro, como a implantação da sedação inalatória para crianças com dificuldades maiores de adaptação, fortalecendo ainda mais a rede de saúde bucal do município.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
