Receita Federal apreende peças de armas enviadas dos EUA em aeroporto
Agentes da Receita federal encontraram mais de 1100 componentes de armas escondidas em encomendas no Aeroporto de Viracopos, interior de SP
Uma fiscalização da Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, identificou peças de armas restritas em encomendas enviadas dos Estados Unidos para o Brasil.
As mercadorias apreendidas tinham como destino a capital paulista e estavam escondidas dentro de controles remotos de brinquedo, caixas de piscinas e embalagens de cadeiras de escritório.
Entre os itens identificados, havia canos de armas longas e empunhaduras. Como a apreensão envolve apenas peças, ainda não foi possível determinar a quantidade exata de armas completas que poderiam ser montadas a partir do material apreendido.
No entanto, como os agentes encontraram mais de 1100 componentes, a estimativa é de que cerca de 50 armas desmontadas tenham sido apreendidas.
Fiscalização no aeroporto de Viracopos
Essa não é a primeira apreensão do tipo realizada em Viracopos. Em março deste ano, a Receita Federal já havia interceptado 30 fuzis desmontados, também vindos dos EUA e declarados de forma fraudulenta.
A seleção das cargas para fiscalização é feita com base em análise de risco a partir de dados e indícios da necessidade de inspeção detalhada.
O objetivo é combater ilícitos, identificar mercadorias proibidas ou perigosas e coibir tentativas de fraude.
No caso da importação de armas e seus componentes, a legislação prevê que o processo seja controlado pelo Comando do Exército. Em situações específicas, a autorização deve ser obtida ainda no país de origem, antes do embarque.
Além disso, é proibida a importação de armamentos ou peças por meio do serviço postal ou remessa expressa, modalidade utilizada na tentativa frustrada.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
