Ecoboat retira mais de mil toneladas de lixo da lagoa Mundaú e praias de Maceió
Iniciativa alia inovação e sustentabilidade na preservação dos recursos hídricos desde 2022
Desde dezembro de 2022, a cidade de Maceió colhe resultados significativos na limpeza e preservação de ecossistemas aquáticos por meio do Ecoboat, embarcação equipada com braço hidráulico que atua na retirada de resíduos da lagoa Mundaú e das praias urbanas da capital alagoana. Operado por agentes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o equipamento recolheu mais de 1.657 toneladas de lixo dos corpos hídricos da cidade.
Segundo a Alurb, 1.431 toneladas foram retiradas apenas da lagoa Mundaú, considerada uma das áreas de maior valor ambiental, turístico e econômico de Maceió. Nas praias urbanas, o total chegou a 237 toneladas de resíduos recolhidos. O trabalho reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a recuperação de espaços naturais.
Projetado para atuar em ambientes aquáticos, o Ecoboat funciona com um sistema de braço hidráulico acoplado a uma rede, que coleta os resíduos flutuantes e os armazena dentro da embarcação. Cada catamarã comporta três agentes de limpeza da Alurb, que operam o equipamento com segurança e eficiência.
Além de limpar os recursos hídricos, a iniciativa também exerce um papel educativo, ao chamar a atenção para os impactos do descarte irregular. Para o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, a ação visa não só a remoção do lixo, mas também conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
“Infelizmente, ainda esbarramos muito com a falta de consciência ambiental e, por consequência, com o descarte irregular de resíduos, que acaba indo parar neste ecossistema e prejudicando o meio ambiente. Nossa intenção, com as ações que temos realizado, é justamente minimizar esse impacto, fazendo com que o mínimo possível seja descartado nas praias e na lagoa, protegendo a fauna e a flora do local e contribuindo para o sustento de quem depende da região”, destacou o gestor.
Atualmente, três embarcações estão em operação, com impacto direto na qualidade de vida da população, na preservação da biodiversidade e no fortalecimento de uma gestão pública comprometida com o meio ambiente.
Mais do que um equipamento de limpeza, o Ecoboat se consolida como símbolo de inovação ambiental em Maceió, mostrando que tecnologia e sustentabilidade podem andar juntas rumo a um futuro mais limpo e responsável.
Ecopontos
Outra iniciativa que contribui com a preservação ambiental em Maceió são os Ecopontos. Os equipamentos se transformaram em uma alternativa segura de descarte de resíduos. Os espaços são estruturados para receber gratuitamente materiais como entulhos, restos de poda, móveis velhos e recicláveis, garantindo que esses materiais tenham a destinação correta.
O uso dos Ecopontos evita o descarte irregular em áreas públicas e contribui para a redução da poluição da lagoa e das praias. A população também pode colaborar diretamente com a preservação do meio ambiente utilizando os equipamentos que estão espalhados pela cidade e que funcionam de domingo a domingo, das 6h às 18h.
Confira os endereços:
- Pajuçara: Rua Campos Teixeira - 476;
- Tabuleiro: Rua Botafogo (por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão);
- Dique Estrada: Avenida Governador Teobaldo Barbosa;
- Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos - 912 - Jardim Petrópolis;
- Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos - 143;
- Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária;
- PDR Feitosa: Rua André Cardoso Borba - 366/394;
- Petrópolis: Avenida Jorge de Lima.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
