Requerimento de Fabio Costa é aprovado e convoca Carlos Lupi e ex-presidente do INSS para depor na CPMI
Depois de aval da comissão, ex-ministro e ex-dirigente terão que explicar falhas na fiscalização de fraudes contra aposentados
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa anunciou a aprovação do requerimento que convoca o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes bilionárias contra aposentados. Ambos terão que explicar sua atuação e esclarecer por que não impediram o avanço das quadrilhas que, segundo a Polícia Federal, desviaram cerca de R$ 6,3 bilhões do órgão.
Fabio Costa afirmou que a convocação é essencial para dar respostas à população e cobrar responsabilidades de quem ocupou cargos estratégicos. “Eles terão que explicar por que não combateram os grupos que, há anos, assaltam o dinheiro do aposentado brasileiro”, disse.
A comissão pretende avançar em oitivas com ex-dirigentes, sindicatos e beneficiários que sofreram descontos não autorizados. Segundo Costa, a investigação não pode se limitar a relatórios ou a um jogo político entre governo e oposição, mas precisa apontar com clareza como a estrutura foi usada para lesar trabalhadores que dependem da Previdência.
“Nosso compromisso é identificar os culpados e garantir que quem saqueou o suor do trabalhador brasileiro seja punido e que cada centavo seja devolvido”, concluiu o deputado.
Últimas notícias
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Fapeal e Edufal lançam 24 títulos acadêmicos na Bienal de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
