Maceió perde Edson Moreira, referência na preservação da memória negra em Alagoas
Historiador e teólogo dedicou a vida à educação, à valorização de Zumbi dos Palmares e à preservação do patrimônio afro-brasileiro
Sendo um dos guardiões da memória e da resistência negra, o professor Edson Moreira faleceu nesta terça-feira(2), aos 83 anos, em Maceió. Historiador, teólogo e referência no movimento negro, Edson transformou sua vida em uma luta permanente pela valorização da cultura afro-brasileira, defendendo as raízes de Palmares e a identidade do povo negro.
Criador do Quilombo Real, seu museu-casa, um espaço cultural dedicado à preservação da história afro-brasileira, Edson também foi o idealizador do monumento a Ganga Zumba, instalado na orla de Cruz das Almas, e atuou para consolidar o 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra em Alagoas, conquista que hoje é celebrada nacionalmente.
Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural(FMAC), Myriel Neto, a partida do professor representa uma perda irreparável.
“Edson Moreira foi um símbolo da resistência e da valorização da nossa história. Sua luta pelo reconhecimento da cultura negra em Alagoas é um exemplo para todos nós”, destacou.
A trajetória de Edson inspirou gerações de pesquisadores, educadores, artistas e militantes. Seu compromisso fez com que a história de Palmares e a riqueza da cultura negra permanecessem vivas nos livros, nas ruas e nos espaços culturais de Maceió.
A Prefeitura de Maceió manifesta solidariedade à família, aos amigos e à comunidade cultural. O velório será realizado a partir das 15h, no Campo Santo Parque das Flores.
Últimas notícias
Tia Júlia realiza visita técnica às obras de manutenção na Escola Rosinha Pimentel
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo; veja a programação
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
