Rafael Brito garante recursos para a continuidade do Pé-de-Meia em 2025
A abertura de crédito suplementar de R$ 685,9 milhões foi aprovada na Comissão Mista de Planos. Orçamentos Públicos
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) teve papel decisivo na aprovação do relatório que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 685,9 milhões ao Ministério da Educação para o Programa Pé-de-Meia. A matéria foi aprovada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Como relator do Projeto de Lei do Executivo (PLE), o deputado alagoano sustentou que o remanejamento de despesas previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não afeta a meta fiscal do governo. O Pé-de-Meia é uma política pública que garante poupança e incentivo financeiro para estudantes do ensino médio, ajudando a combater a evasão escolar.
Para Rafael Brito, que também ocupa a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional (FPME), destacou que a aprovação foi fundamental para afastar o risco de descontinuidade do programa. “Era preciso agir rápido para proteger milhares de estudantes beneficiados por esta política pública, que já mostra impacto positivo na permanência escolar. Sem esse crédito, a execução do Pé-de-Meia ficaria comprometida”, afirmou o deputado alagoano.
O PLE recebeu ainda duas propostas de emendas, ambas rejeitadas pelo relator. Entre elas, uma que retirava recursos diretamente do Pé-de-Meia para outras finalidades. O presidente da FPME reafirmou seu compromisso com a educação e com a juventude brasileira.
“O Pé-de-Meia é mais do que uma política de incentivo financeiro. Ele é um instrumento de justiça social, que garante condições reais para que nossos jovens concluam o ensino médio e tenham um futuro de oportunidades. Não podemos regredir quando falamos de conquistas sociais”, enfatizou Brito.
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
