Profilaxia Pré-Exposição ao HIV passa a ser oferecida em duas Unidades de Saúde do Corujão
A PrEP está disponível gratuitamente em Maceió e reduz os riscos de infecção pelo vírus
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passa a disponibilizar a Profilaxia Pré-Exposição(PrEP) em duas Unidades do Corujão da Saúde, o que permite ampliar o acesso à prevenção, principalmente para quem não conseguem ir à UBS no horário comercial. São elas a Unidade de Referência(URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e a Unidade de Saúde da Família(USF) Felício Napoleão, no Jacintinho.
A estratégia é eficaz para a prevenção ao HIV, permitindo que pessoas sexualmente ativas reduzam significativamente o risco de infecção. O tratamento, pelo município, já é disponibilizado no Bloco I do Pam Salgadinho e na Unidade de Telessaúde do Caetés.
“O tratamento envolve o uso contínuo da medicação, garantindo uma proteção eficaz quando tomado corretamente. Além disso, quem adere à PrEP tem acesso a consultas regulares com profissionais de saúde, onde pode esclarecer dúvidas, realizar exames periódicos e receber orientações sobre saúde sexual”, Dayana Tenório, coordenadora do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS.
A SMS reforça que a informação e a prevenção são os principais aliados na redução da transmissão do HIV. Por isso, é fundamental que a população tenha acesso a orientações e busque os serviços de saúde sempre que necessário. Além da PrEP, os postos de atendimento oferecem suporte integral para diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis(ISTs), garantindo um acompanhamento adequado para cada caso.
Como ter acesso a PrEP?
Para iniciar o tratamento, a pessoa interessada deve procurar uma Unidade de Saúde e realizar a testagem rápida para HIV, além de outros exames necessários. Se o teste de HIV for negativo, a PrEP será disponibilizada para um período inicial de 30 dias. A medicação deve ser tomada conforme a recomendação médica, garantindo sua eficácia. O acesso à PrEP é gratuito e garantido pelo Sistema Único de Saúde(SUS), reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde da população.
A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada adotadas pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde(SUS). Seu uso, aliado a outras medidas como o uso de preservativos e a testagem regular, fortalece a luta contra o HIV/AIDS e promove mais autonomia para que as pessoas cuidem da própria saúde sexual.
Últimas notícias
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Iluminação de Natal impulsiona a economia e fortalece ambulantes de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
