Profilaxia Pré-Exposição ao HIV passa a ser oferecida em duas Unidades de Saúde do Corujão
A PrEP está disponível gratuitamente em Maceió e reduz os riscos de infecção pelo vírus
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passa a disponibilizar a Profilaxia Pré-Exposição(PrEP) em duas Unidades do Corujão da Saúde, o que permite ampliar o acesso à prevenção, principalmente para quem não conseguem ir à UBS no horário comercial. São elas a Unidade de Referência(URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e a Unidade de Saúde da Família(USF) Felício Napoleão, no Jacintinho.
A estratégia é eficaz para a prevenção ao HIV, permitindo que pessoas sexualmente ativas reduzam significativamente o risco de infecção. O tratamento, pelo município, já é disponibilizado no Bloco I do Pam Salgadinho e na Unidade de Telessaúde do Caetés.
“O tratamento envolve o uso contínuo da medicação, garantindo uma proteção eficaz quando tomado corretamente. Além disso, quem adere à PrEP tem acesso a consultas regulares com profissionais de saúde, onde pode esclarecer dúvidas, realizar exames periódicos e receber orientações sobre saúde sexual”, Dayana Tenório, coordenadora do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS.
A SMS reforça que a informação e a prevenção são os principais aliados na redução da transmissão do HIV. Por isso, é fundamental que a população tenha acesso a orientações e busque os serviços de saúde sempre que necessário. Além da PrEP, os postos de atendimento oferecem suporte integral para diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis(ISTs), garantindo um acompanhamento adequado para cada caso.
Como ter acesso a PrEP?
Para iniciar o tratamento, a pessoa interessada deve procurar uma Unidade de Saúde e realizar a testagem rápida para HIV, além de outros exames necessários. Se o teste de HIV for negativo, a PrEP será disponibilizada para um período inicial de 30 dias. A medicação deve ser tomada conforme a recomendação médica, garantindo sua eficácia. O acesso à PrEP é gratuito e garantido pelo Sistema Único de Saúde(SUS), reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde da população.
A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada adotadas pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde(SUS). Seu uso, aliado a outras medidas como o uso de preservativos e a testagem regular, fortalece a luta contra o HIV/AIDS e promove mais autonomia para que as pessoas cuidem da própria saúde sexual.
Últimas notícias
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
