Alagoas sobe para 17º lugar em Solidez Fiscal no Ranking de Competitividade dos Estados
Ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)
Alagoas apresentou melhora significativa no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no pilar de Solidez Fiscal. O estado ocupa agora a 17ª posição, avançando em relação a anos anteriores, quando figurava entre as últimas colocações.
A evolução mostra um esforço do governo estadual em equilibrar as contas públicas, reduzindo a dependência de transferências federais e buscando maior controle sobre gastos com pessoal e investimentos. O ranking leva em consideração indicadores como solvência fiscal, índice de liquidez, poupança corrente, resultado primário e taxa de investimentos.
Apesar do avanço, Alagoas ainda enfrenta desafios para alcançar melhores posições, especialmente em termos de sustentabilidade fiscal a longo prazo.
Nordeste em destaque
Na região Nordeste, alguns estados obtiveram posições de destaque no ranking. O Maranhão aparece em 2º lugar, sendo o melhor colocado da região e atrás apenas do Espírito Santo, líder nacional. Já Sergipe ocupa a 4ª posição, seguido por Goiás (5º) e Paraná (6º) no ranking geral.
Outros estados nordestinos como Bahia (9º), Piauí (11º), Pernambuco (12º) e Ceará (14º) também aparecem entre as 15 primeiras colocações, demonstrando avanço da região no quesito de equilíbrio fiscal.
No entanto, estados como Rio Grande do Norte (26º) e Rio Grande do Sul (27º) figuram nas últimas colocações, reforçando a disparidade entre as unidades da federação.
O pilar de Solidez Fiscal tem peso de 11% na nota final do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia a capacidade de gestão pública, eficiência fiscal e segurança para investimentos.

Veja também
Últimas notícias
Jovem é ameaçada de sofrer agressão no município de Japaratinga
Hoje é Dia: Confira datas, fatos e feriados de dezembro de 2025
CNU 2025: governo divulga nesta segunda os locais das provas discursivas; veja como acessar
Festa de Arapiraca reúne amigos e movimenta comércio local e cenário musical
Jovem de 21 anos é autuado por lesão corporal no município de Porto Calvo
O que se sabe e o que falta saber sobre o caso da mulher atropelada e arrastada
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
