Cultura

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris

Eventos renderam vendas imediatas e perspectivas de negócios a curto e médio prazo

Por 7Segundos com Ascom / Serfi 08/09/2025 18h06
Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris
Exposto em Paris, artesanato alagoano despertou interesse de compradores de vários países - Foto: Divulgação

A participação alagoana nos dois eventos da Paris Design Week – a Feira Maison & Objet e a Mostra Amuleto – foi encerrada nesta segunda-feira (8), na capital francesa, com sucesso em vendas diretas e perspectivas de negócios a curto e médio prazo. Já a exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire” prossegue até o próximo dia 13, na Embaixada do Brasil na França.

De acordo com o curador da Exposição “Caboco + Alagoas Feita à Mão”, Marcos Pulchério, na Feira Maison & Objet , todas as peças dos artesãos Jailton e Jamile (pai e filha), da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, foram vendidas, logo na estreia da Feira Maison & Objet.

Jailton descobriu seu talento para dar forma a bichos, entalhando e esculpindo a madeira, inspirado no mestre Fernando, um dos grandes nomes do artesanato alagoano. Jamile entrou em cena e tornou as obras no seu pai mais especiais, quando passou a pintar os pássaros produzidos por ele.

Também, segundo o curador Marcos Pulchério, houve vendas e encomendas de obras dos mestres Cicinho, Cláudio, Antônio, José de Dedé, Petrônio, Salvinho, Chico, Boro, Cigano, Amilton, Art Pontal, Nena, Adriana, Irineia e Sil.

“Temos encomenda de uma importante loja de Nova Deli, na Índia, que pediu obras de Sil, Adriana e Nena. Isso me chamou muito a atenção, porque na Índia tudo é muito barato e nossos preços são relativamente caros aqui para a Europa. Pelo que soubemos é uma loja de altíssimo padrão”, adiantou Pulchério.


Ainda segundo o curador, empresas e instituições de mais de 20 países conheceram as obras expostas e demonstraram interesse em realizar negócios futuros, entre eles Índia, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Coreia, Alemanha, Canadá, Rússia, Dinamarca e Arábia Saudita, além de visitantes da França e do próprio Brasil.

“Plantamos sementes importantes na Europa, com essa participação nos eventos da Paris Design Week e da Embaixada do Brasil na França. O Governo de Alagoas, os parceiros dessa iniciativa, o Programa Alagoas Feita Mão, a Seplag e a Serfi, agradecem a todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui, trazendo a riqueza cultural do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi), que acompanhou todos os eventos , juntamente com a secretária de Estado Paula Dantas (Seplag).