Praça Recife é revitalizada e se torna novo espaço de convivência no bairro do Poço
Obra devolve aos moradores um local de lazer, encontro e memória coletiva, valorizando a história da região

A Prefeitura de Maceió inaugurou, na última quinta-feira (11) , a Praça Recife, no bairro do Poço. O espaço se tornou um símbolo da transformação urbana e do resgate da convivência comunitária.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
A revitalização trouxe aos moradores um espaço de lazer, encontro e pertencimento.
“Vim morar aqui no bairro do Poço quando tinha 15 anos e já são 46 anos vivendo em frente à Praça Recife. Quando cheguei, a praça ainda não existia. Havia apenas alguns moradores mais antigos e poucas casas, quase ninguém. Com o passar do tempo, novas moradias foram sendo construídas e o bairro foi crescendo", destacou Roberto Melo, que acompanhou as transformações do local ao longo dos anos.

Roberto completou: "Essa revitalização é muito importante, porque agora os moradores têm um espaço para conviver. Além disso, trouxe valorização para o Poço, que é um bairro tão antigo e cheio de história”.
Entre os destaques do projeto está o muralismo, pensado na temática da diversidade. A arte inclui elementos como crianças brincando, crianças estudando e a figura de uma menina com um megafone, representando a reivindicação de direitos.
"Esse mural, a gente pensou na temática da diversidade, incluindo alguns elementos, como as crianças brincando, as crianças estudando e a figura da menina com o megafone, reivindicando seus direitos, e o Ministério Público é esse local, onde as pessoas vão buscar os seus direitos", explicou o grafiteiro Lucas Rafael.
Para o secretário-presidente do Iplam, Antonio Carvalho, a praça traz a alma do Ministério Público, em defesa dos direitos das pessoas.
“A revitalização da Praça Recife valoriza a história do bairro do Poço e cria um espaço para lazer, encontro e convivência da comunidade. Cada detalhe da reforma foi pensado para devolver aos moradores um lugar de pertencimento e fortalecer a identidade do bairro, mostrando que cuidar do espaço público é cuidar das pessoas que nele vivem”, pontuou Carvalho.
Com a revitalização, a Praça Recife agora oferece via compartilhada, calçadas acessíveis, pavimentação, paisagismo com jardineiras decorativas e mobiliário urbano que convida ao descanso e à interação social.
A intervenção integra o projeto Adote uma Área Pública, da Prefeitura de Maceió, e o espaço foi oficialmente adotado pelo Ministério Público Estadual.
Últimas notícias

Ex-goleiro do CRB é condenado a mais de 24 anos de prisão por estupro de criança de nove anos

Homem ameaça proprietário de oficina após sair sem pagar pelo serviço, em Arapiraca

Gatinha encanta internautas ao surgir em vídeo abraçando único filhote

O Efeito da Clareza: Por que Detalhes Nítidos Fazem o Público das Redes Sociais Parar e Olhar

Prefeita da Barra de Santo Antônio silencia sobre investigação que aponta compra de votos

Com aulas canceladas, alunos da Ufal promovem karaokê para comemorar condenação de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
