Saúde

Hemoal funciona com escala especial no feriadão da Emancipação Política de AL

Postos de coleta do Hemocentro de Alagoas para atender os voluntários estão situados nos municípios de Arapiraca e Maceió

Por 7Segundos, com assessoria 12/09/2025 17h05
Hemoal funciona com escala especial no feriadão da Emancipação Política de AL
Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar em horário especial de sábado (13) até terça-feira (16) para doação de sangue - Foto: Carla Cleto

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horário especial no Feriadão da Emancipação Política de Alagoas, que se iniciará neste sábado (13) e vai até a terça-feira (16). Com isso, os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue neste período, deverão ficar atentos aos dias e horários de funcionamento dos postos de coleta no interior e na capital alagoana.

A Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, localizada próxima à Escola Alternativa, funcionará para coleta de sangue no sábado (13), segunda (15) e terça-feira (16), das 7h às 17h. As Unidades Via Expressa e Trapiche do Hemoal Maceió estarão atendendo aos voluntários também no sábado (13), segunda (15) e terça-feira (16), das 7h às 17h.

Com esta ação, o Hemoal estará contribuindo para facilitar o acesso das pessoas que desejam doar sangue no período, conforme ressalta a diretora do órgão, Verônica Guedes.

"Sabemos que muitas pessoas trabalham e estudam durante os dias úteis e não dispõem de tempo para comparecer aos nossos postos volantes. Por isso, abrir no feriadão facilitará a doação de sangue para estas pessoas", salienta a gestora.

Critérios para doar


Para doar sangue, no entanto, é necessário seguir critérios do Ministério da Saúde. Além de boas condições de saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, é obrigatório portar um documento de identificação oficial e original com foto. Caso seja menor de 18 anos, o voluntário deve estar acompanhado de um responsável legal, que pode ser o pai ou a mãe, desde que esteja portando um documento de identificação oficial e original com foto.

No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é permanentemente proibida. Vale ressaltar que existem os impedimentos momentâneos, a exemplo do candidato que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação. Nestes casos, ele fica impedido de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento.

É importante destacar que o voluntário também deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, além de não consumir alimentos gordurosos.

Quanto às mulheres, a doação de sangue é liberada, desde que não esteja grávida ou amamentando. E se estiver com sintomas gripais, de Influenza ou Covid-19, deve aguardar 15 dias após o fim dos sintomas.