Hemoal funciona com escala especial no feriadão da Emancipação Política de AL
Postos de coleta do Hemocentro de Alagoas para atender os voluntários estão situados nos municípios de Arapiraca e Maceió
As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horário especial no Feriadão da Emancipação Política de Alagoas, que se iniciará neste sábado (13) e vai até a terça-feira (16). Com isso, os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue neste período, deverão ficar atentos aos dias e horários de funcionamento dos postos de coleta no interior e na capital alagoana.
A Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, localizada próxima à Escola Alternativa, funcionará para coleta de sangue no sábado (13), segunda (15) e terça-feira (16), das 7h às 17h. As Unidades Via Expressa e Trapiche do Hemoal Maceió estarão atendendo aos voluntários também no sábado (13), segunda (15) e terça-feira (16), das 7h às 17h.
Com esta ação, o Hemoal estará contribuindo para facilitar o acesso das pessoas que desejam doar sangue no período, conforme ressalta a diretora do órgão, Verônica Guedes.
"Sabemos que muitas pessoas trabalham e estudam durante os dias úteis e não dispõem de tempo para comparecer aos nossos postos volantes. Por isso, abrir no feriadão facilitará a doação de sangue para estas pessoas", salienta a gestora.
Critérios para doar
Para doar sangue, no entanto, é necessário seguir critérios do Ministério da Saúde. Além de boas condições de saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, é obrigatório portar um documento de identificação oficial e original com foto. Caso seja menor de 18 anos, o voluntário deve estar acompanhado de um responsável legal, que pode ser o pai ou a mãe, desde que esteja portando um documento de identificação oficial e original com foto.
No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é permanentemente proibida. Vale ressaltar que existem os impedimentos momentâneos, a exemplo do candidato que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação. Nestes casos, ele fica impedido de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento.
É importante destacar que o voluntário também deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, além de não consumir alimentos gordurosos.
Quanto às mulheres, a doação de sangue é liberada, desde que não esteja grávida ou amamentando. E se estiver com sintomas gripais, de Influenza ou Covid-19, deve aguardar 15 dias após o fim dos sintomas.
Últimas notícias
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
