Placa histórica do Beco da Rapariga é reinstalada após polêmica em Maceió
Placa do Beco da Rapariga Desconhecida é reposta após erro e protestos

A tradicional placa que sinaliza o Beco da Rapariga Desconhecida, localizado no bairro Jaraguá, foi reinstalada nesta sexta-feira (12), após um grande protesto de moradores, artistas e frequentadores da área. A sinalização, que faz parte do patrimônio cultural da cidade, havia sido retirada e substituída por uma placa comercial, o que gerou indignação nas redes sociais.
A mudança foi denunciada pelo produtor cultural Tio Rex, que, em um vídeo publicado no Instagram, explicou que a placa original tinha um caráter turístico, com a cor marrom que é reconhecida mundialmente para identificar pontos de interesse cultural. Ele destacou que a substituição por uma placa comercial foi inadequada, desrespeitando a relevância histórica do local.
Após a repercussão, a Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (IPLAM), esclareceu que a troca foi resultado de um erro cometido pela gráfica responsável pela confecção das placas. A sinalização correta foi colocada novamente no local ainda na mesma sexta-feira.
O peso histórico do Beco
O nome do Beco da Rapariga Desconhecida remonta ao final do século XIX, quando o bairro Jaraguá era um reduto boêmio, em meio à expansão dos trapiches. Durante mais de 60 anos, a região foi marcada pela presença de casas noturnas, prostituição e também pela convivência de autoridades e figuras públicas.
Com o fechamento das boates, em 1969, muitos casarões foram demolidos, mas a área conseguiu ser preservada graças à intervenção de artistas e arquitetos, que obtiveram o tombamento do conjunto histórico. Anos depois, intelectuais da Confraria do Sardinha instalaram a placa em homenagem às mulheres que contribuíram para a preservação do patrimônio local, rebatizando o espaço de Memorial da Rapariga Desconhecida.
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
