Geral

Paulo Dantas lança novo formato do Programa Leite do Coração e entrega furgões ao PAA

Investimento de R$ 11 milhões deve beneficiar 35 mil estudantes com distribuição de leite

Por 7segundos com assessoria 13/09/2025 09h09
Paulo Dantas lança novo formato do Programa Leite do Coração e entrega furgões ao PAA
Programa foi lançado pelo governador durante a Expo Bacia Leiteira - Foto: Ascom/ Edvan Ferreira

O governador Paulo Dantas visitou, nesta sexta-feira (12), a 42ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, no Agreste alagoano. Na ocasião, lançou o novo formato do Programa Leite do Coração 2025 e entregou sete furgões para fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Alagoas.

Os dois programas – Leite do Coração e PAA – são fundamentais para apoiar pequenos agricultores e combater a fome no estado. Somente pelo Leite do Coração foram investidos mais de R$ 11 milhões, garantindo segurança alimentar e nutricional a 35 mil pessoas.

“Aproveitamos o momento em que tantos produtores estão reunidos aqui, com mais de 300 animais expostos, para anunciar políticas públicas que beneficiem a população e os pequenos produtores. Serão mais de 265 mil litros de leite comprados. Famílias humildes receberão esse leite em pó para complementar a alimentação e acrescentar calorias à sua nutrição. Esse programa atende a todo o ciclo do leite, um dos setores que mais geram empregos e oportunidades. É oportunidade, emprego e segurança alimentar para Alagoas”, destacou Paulo Dantas.

O diferencial do Leite do Coração em 2025 é a distribuição de leite em pó, substituindo o leite líquido das edições anteriores. Entre as vantagens do leite em pó estão a validade mais longa – o que evita desperdício –, a praticidade de armazenamento e o fato de não precisar de refrigeração.

Para receber o benefício, o aluno da rede estadual precisa estar com matrícula ativa, ter frequência superior a 80% das aulas e perfil de inclusão no Programa Bolsa Família. As entregas ocorrerão durante o período letivo, seguindo o calendário escolar oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, ressalta que o programa atua em duas frentes: valorização do pequeno produtor e combate à fome. “A aquisição do produto dos pequenos produtores gera renda para essa população de baixíssimos rendimentos, permitindo inclusão social produtiva. Serão 33 municípios beneficiados em todas as regiões do estado. Sem dúvida, é uma das maiores ações que temos hoje. O programa integra o Alagoas Sem Fome, o maior conjunto de ações de combate à fome do estado”, pontua.

Os municípios contemplados são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Boca da Mata, Cajueiro, Craíbas, Feira Grande, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Messias, Monteirópolis, Murici, Pão de Açúcar, Palestina, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Nessas cidades serão comprados mais de 255 mil quilos de leite em pó integral de vaca. As entregas serão feitas mensalmente nas unidades de ensino indicadas pela coordenação do programa, em embalagens de 200 gramas – totalizando 800 gramas por aluno. Cada município será atendido por apenas uma credenciada.

Entrega de furgões


De forma simbólica, foram entregues sete veículos modelo Peugeot Expert Cargo, que atuarão nas regionais do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste I, Agreste II, Baixo São Francisco, Grande Mata Alagoana e Metropolitana. Os furgões serão destinados ao Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), responsável pela compra e distribuição dos produtos do programa no estado.

O presidente do Emater, Areski Freitas, destacou a importância dos veículos para a manutenção do PAA. “O PAA compra alimentos do pequeno agricultor, da agricultura familiar, e os distribui para as instituições mais carentes, para as pessoas que mais precisam. Esses furgões são parte fundamental desse processo”, afirmou.

Ao todo, o Estado vai entregar 35 furgões para uso específico no Projeto de Apoio à Modernização de Centrais de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A iniciativa foi viabilizada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que já havia fornecido equipamentos como freezers e balanças para melhorar a execução das atividades.

Os veículos também serão destinados a 25 municípios que operam regularmente o PAA, definidos pelo Governo Federal. O objetivo é promover o abastecimento local e garantir o acesso regular a alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade.