Cidades

Maceió e Arapiraca se destacam em ranking de eficiência da máquina pública

O estudo leva em consideração fatores como custo da função administrativa e legislativa, qualificação dos servidores, qualidade da informação contábil e fiscal

Por 7segundos 16/09/2025 19h07 - Atualizado em 16/09/2025 20h08
Maceió e Arapiraca se destacam em ranking de eficiência da máquina pública
Entardecer em Maceió - Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O município de Maceió conquistou posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital alagoana ficou em 7º lugar no Nordeste e alcançou a 40ª posição nacional entre mais de 400 cidades avaliadas.

O estudo leva em consideração fatores como custo da função administrativa e legislativa, qualificação dos servidores, qualidade da informação contábil e fiscal, além da transparência e do tempo para abertura de empresas. O resultado mostra avanços na gestão administrativa e consolida Maceió entre os municípios mais eficientes da região.

Já Arapiraca, segundo maior município do estado, aparece na 50ª posição no Nordeste e ocupa a 260ª colocação no ranking nacional. Embora ainda distante da capital, o resultado evidencia evolução em alguns indicadores e reforça a necessidade de investimentos para melhorar a eficiência administrativa.

Segundo o CLP, cidades que apresentam bons indicadores nesse pilar reduzem burocracias, ampliam a produtividade e criam um ambiente mais favorável para negócios e inovação, impactando diretamente a vida da população.

O levantamento reforça que Maceió e Arapiraca seguem inseridas na agenda nacional de eficiência da gestão pública, com destaque para os avanços da capital.