Deputado Fabio Costa fortalece investigações e emplaca medidas de inclusão em projetos na Câmara
Parlamentar relatou proposta que amplia alcance de delegados e contribuiu com mudanças em texto sobre atendimento a pessoas com autismo
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou dois projetos com atuação destacada do Deputado Federal Delegado Fabio Costa. Em um deles, o parlamentar atuou como relator e conseguiu aprovar a mudança que permite que delegados de polícia recorram quando juízes negarem medidas como busca e apreensão ou interceptações telefônicas. Até hoje, esse direito é exclusivo do Ministério Público.
Fabio Costa defendeu que a alteração dá mais equilíbrio ao sistema penal e garante instrumentos para investigações eficazes. “Quem está na linha de frente não pode ficar de mãos atadas. O delegado precisa ter condições de recorrer quando decisões comprometem o esclarecimento de crimes”, afirmou.
No segundo projeto, que cria delegacias ou núcleos especializados para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o relator foi Allan Garcês (PP-MA). O texto aprovado incorporou contribuições apresentadas por Fabio Costa, como a previsão de espaços adaptados, intérpretes de comunicação alternativa e novas formas de financiamento por meio de convênios e doações.
Para o deputado, a proposta amplia a rede de proteção e mostra que segurança pública também significa acolhimento. “Não se trata apenas de enfrentar o crime organizado. É garantir dignidade às famílias com pessoas autistas, que muitas vezes não encontram estrutura adequada nas delegacias”, disse.
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
