Política

Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto

Quando era presidente da Casa, Galba e JHC eram vistos como “carne e unha”

Por Felipe Ferreira 17/09/2025 12h12 - Atualizado em 17/09/2025 12h12
Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto
Galba Netto e JHC já não falam a mesma língua - Foto: Assessoria

O declínio do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto (PL), tem ficado cada vez mais aparente. O edil, antes aliado inseparável do prefeito JHC (PL), acaba de perder mais uma secretaria que estava sob sua influência.

Desde que deixou a presidência da Câmara, Galba Netto tem aparecido pouco nas sessões e nas redes sociais defendendo pautas do interesse local. Nos bastidores, a mudança também se refletiu no afastamento do vereador com o prefeito JHC.

Em eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió, Galba Netto sempre esteve presente a fim de prestigiar o amigo-irmão JHC. Agora, o cenário é outro.

Com a chegada de Chico Filho (PL) à presidência, e mais recentemente a adesão de Kelmann Vieira (MDB) à bancada governista, Galba vem perdendo espaços.

Primeiro foi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), com a fusão da pasta junto ao Iplan, e agora com a exoneração de Chicão, ex-secretário de Esporte. Esta última, passará a ser comandada pelo vereador Eduardo Canuto (PL).

A perda de espaços, vale lembrar, pode impactar os planos da família Novaes de conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas em 2026. Ainda não há confirmação se a vaga será disputada por Netto ou por seu pai, Galba Filho.

Um influente vereador lembra que Galba, desde o primeiro mandato, não faz muito gosto pela manutenção do cargo.