1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Evento contemplado em edital do Governo de Alagoas celebra a ancestralidade africana e o teatro de mamulengos com oficinas, apresentações e rodas de conversa
O município de Marechal Deodoro recebe, nos dias 20 e 21 de setembro, o 1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi, no Espaço Cultural e Teatro Folha Miúda. O evento, contemplado pelo Edital de Fomento aos Povos Tradicionais, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), celebra a arte dos bonecos africanos e o diálogo com o teatro de bonecos nordestino, em especial o mamulengo.
O nome "Abayomi" significa "aquele que traz alegria" em iorubá e inspira a proposta do festival que é unir tradição, memória e resistência cultural. A programação conta com apresentações, oficinas, rodas de conversa e exposições que exploram a confecção e os significados das bonecas Abayomi, além de valorizar a arte popular dos bonequeiros e bonequeiras alagoanos.
“Somos brincantes e queremos levar através das apresentações e de encontros de vários artistas, uma transformação social para enfrentar de uma forma lúdica, a intolerância religiosa e o preconceito racial dentro e fora dos locais religiosos em meio a sociedade que vivemos”, disse o ator e produtor cultural, Pierre Pellegrine.
O Festival também marca o encontro entre duas tradições: a resistência africana expressa nas bonecas Abayomi e a força cultural nordestina do mamulengo. Em todas as atividades, o público terá contato com contação de histórias, performances e ações educativas que celebram a diversidade cultural e a memória ancestral.
A ação é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secult.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o festival reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a valorização da cultura popular e das identidades afro-brasileiras.
“É uma alegria ver um projeto como esse nascer e ganhar vida em Marechal Deodoro. O Governo de Alagoas, o governador Paulo Dantas, acredita que investir em editais de fomento é garantir que tradições e saberes ancestrais continuem vivos, alcançando mais pessoas e transformando realidades através da arte e da cultura”, destacou.
Serviço
1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi
Datas: 20 e 21 de setembro
Hora: 10h às 18h
Local: Espaço Cultural e Teatro Folha Miúda (Loteamento Eldorado, quadra R, lote 30, povoado Pedras, Marechal Deodoro-AL)
Entrada solidária: 1kg de alimento
Informações e inscrições: (82) 99383-2283
Últimas notícias
Em meio à disputa pelo governo, Renan Filho e JHC têm encontro previsto na ALE
Fim da escala 6x1: veja como cada deputado de Alagoas votou
Briga entre marido e mulher vai parar na delegacia em Novo Lino
Preso homem acusado de assassinar mulheres pernambucanas em hotel de Maceió
“A escala 6x1 não tem mais espaço nos dias de hoje”, afirma Daniel Barbosa
Homem é flagrado observando vizinha pela brecha do muro e se masturbando
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
