Inscrições para Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico são prorrogadas até sexta (19)
Evento acontece nos dias 04 e 11 de outubro, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Escolas públicas e privadas têm até a próxima sexta-feira (19) para efetuarem inscrição na Maratona Alagoana de Lógica. Promovido pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal), o evento consiste em estimular a memória, capacidade de raciocínio e criatividade dos estudantes por meio de provas, jogos e desafios lógicos.
As inscrições devem ser feitas pelo endereço https://linktr.ee/maralogica.
Podem ser inscritos no evento os alunos do 4º ao 9º anos do ensino fundamental e da 1ª a 3ª séries do ensino médio de instituições públicas e privadas, os quais serão distribuídos nos seguintes níveis: nível 1 – alunos do 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental; nível 2 – alunos do 6º e/ou 7º ano do ensino fundamental; nível 3 – alunos do 8º e/ou 9º do ensino fundamental e nível 4 – alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.
Será permitida a inscrição de até 3 equipes por nível e 3 ou 4 alunos por equipe.
A maratona será dividida em duas etapas: a primeira, jogos e desafios de lógica – mancala, xadrez, dama, quatro em linha e cubo mágico - com duração máxima de 90 minutos e a segunda, uma prova de 20 questões fechadas com duração de até 90 minutos, com cada questão valendo entre 5 e 30 pontos, perfazendo um total de 300 pontos para toda a prova.
O evento acontece em dois sábados, no Centro de Interesse Comunitário da Ufal (CIC/Ufal): 04/10 para as provas dos níveis 1 e 2 nos horários de 8h às 11h para o nível 1 e de 13h30min às 16h30 para o nível 2; e 11/10 para as provas dos níveis 3 e 4, no horário das 8h às 11h para o nível 3 e de 13h30 às 16h30 para o nível 4.
Rede Estadual
Em 2024, a Rede Estadual de ensino foi ouro e prata na XV Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico. As escolas estaduais Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, e Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, foram respectivamente 1º e 2º lugares do nível 4 (ensino médio).
Na ocasião, além da Almeida Cavalcanti e da Theotônio Vilela Brandão, participaram da competição as escolas estaduais Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, e Ana Lins, de São Miguel dos Campos.
Os professores Urandy Carlos e Lucyan Mendonça orientaram equipes da Rede Estadual premiadas nas duas últimas edições da olimpíada e falam da expectativa para a edição 2025.
“A Maratona de Lógica evoluiu bastante nos últimos anos e é um presente para os nossos estudantes, pois além de revelar talentos e propiciar aprendizado, este aluno vai se preparar para a vida e, por meio da resolução de problemas, encontrará soluções práticas que influenciarão na tomada de decisões no âmbito pessoal. Por isso, para este ano, temos excelentes expectativas, com o despertar de novos talentos”, avalia Urandy Carlos, professor da Escola Estadual Rosalvo Lobo e que, à época, orientou as equipes da Theotônio Vilela Brandão, que foram, respectivamente, bronze em 2023 e prata em 2024.
Lucyan Mendonça, de Palmeira dos Índios, teve duas equipes medalhistas de ouro na Maratona: em 2023 com a Escola Estadual Humberto Mendes e, em 2024, com a Escola Estadual Almeida Cavalcanti, ambas de Palmeira dos Índios. Em 2023, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti também foi bronze. Ele faz uma avaliação positiva do evento.
“É uma competição bastante estimulante onde os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades cognitivas que algumas vezes não são desenvolvidas no dia a dia, o que torna a competição uma experiência transformadora. Além de ser uma excelente oportunidade para os estudantes de Palmeira dos Índios conhecerem a universidade, o que estimula neles o desejo de fazer o Enem e adentrar o ensino superior”, observa.
Últimas notícias

Polícia Civil prende em Cacimbinhas homem acusado de tráfico de drogas

Samu promove curso sobre transporte seguro de recém-nascidos e crianças

MPAL realiza inspeções e detecta problemas críticos em delegacias de Alagoas

Reconciliação impossível? Zé Felipe toma atitude radical após fim com Virgínia

Lula sanciona lei que combate 'adultização' de crianças na internet

Corpo encontrado em Tesla do cantor D4vd era de garota de 15 anos, diz polícia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
