Hemoal realiza cadastro para doação de medula na OAB de Maceió nesta sexta (19)
Ação ocorre no horário das 8h às 12h; na sede da instituição advocatícia, no bairro Jacarecica
Aumentar o número de alagoanos cadastrados para doação de medula óssea. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta sexta-feira (19), das 8h às 12h, cadastro itinerante na seccional de Maceió da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), situada no bairro de Jacarecica.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, o voluntário deve ter boa saúde e idade entre 18 a 35 anos. É importante portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS.
É exigido, ainda, que os voluntários não tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, a exemplo do Lúpus. Após preencher uma ficha com informações pessoais, o voluntário faz a doação de 5 ml de sangue para analisar o código genético.
“Por meio do código genético, haverá um cruzamento com os dados do Rereme [Cadastro de Receptores de Medula Óssea]. Com isso, será verificado se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de uma doação de medula óssea para obter a cura da doença que o acomete, a exemplo da Leucemia”, salienta a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.
O Transplante
Se houver compatibilidade genética com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, o voluntário será convocado e passará por exames adicionais. Com a comprovação da compatibilidade, o doador será encaminhado para um centro transplantador e a doação de medula óssea será efetuada, por meio de uma punção na medula óssea.
O procedimento consiste na retirada de um líquido esponjoso, destinado a ser transplantado em um paciente portador da doença hematológica. Em até 48 horas após o procedimento, o voluntário receberá alta médica e poderá retomar as suas atividades habituais.
Últimas notícias
Motorista embriagado que matou jovem em acidente e estava foragido é recapturado pela Polícia Civil em Arapiraca
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
