Hemoal realiza cadastro para doação de medula na OAB de Maceió nesta sexta (19)
Ação ocorre no horário das 8h às 12h; na sede da instituição advocatícia, no bairro Jacarecica
Aumentar o número de alagoanos cadastrados para doação de medula óssea. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta sexta-feira (19), das 8h às 12h, cadastro itinerante na seccional de Maceió da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), situada no bairro de Jacarecica.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, o voluntário deve ter boa saúde e idade entre 18 a 35 anos. É importante portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS.
É exigido, ainda, que os voluntários não tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, a exemplo do Lúpus. Após preencher uma ficha com informações pessoais, o voluntário faz a doação de 5 ml de sangue para analisar o código genético.
“Por meio do código genético, haverá um cruzamento com os dados do Rereme [Cadastro de Receptores de Medula Óssea]. Com isso, será verificado se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de uma doação de medula óssea para obter a cura da doença que o acomete, a exemplo da Leucemia”, salienta a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.
O Transplante
Se houver compatibilidade genética com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, o voluntário será convocado e passará por exames adicionais. Com a comprovação da compatibilidade, o doador será encaminhado para um centro transplantador e a doação de medula óssea será efetuada, por meio de uma punção na medula óssea.
O procedimento consiste na retirada de um líquido esponjoso, destinado a ser transplantado em um paciente portador da doença hematológica. Em até 48 horas após o procedimento, o voluntário receberá alta médica e poderá retomar as suas atividades habituais.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
