Política

Esquerda prepara ato contra anistia e PEC da Blindagem em Maceió

O protesto deve reunir lideranças políticas ligadas ao presidente Lula no próximo domingo

Por Felipe Ferreira 19/09/2025 09h09 - Atualizado em 19/09/2025 09h09
Esquerda prepara ato contra anistia e PEC da Blindagem em Maceió
A mobilização deve acontecer às 9 horas - Foto: Montagem 7Segundos

Movimentos de esquerda em Maceió organizam um ato contra a PEC da Blindagem, que aumenta a proteção judicial de deputados e senadores, e o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

Segundo uma publicação no perfil oficial do partido Unidade Popular (UP) no Instagram, a manifestação acontecerá no próximo domingo (21) às 9 horas, na Praça 7 Coqueiros, na Pajuçara.

“Domingo vamos às ruas contra a bandidagem. Os deputados estão preparando mais um golpe contra o povo brasileiro. Querem deixar impune os golpistas do 8 de janeiro e os demais bandidos do congresso nacional”, diz a legenda da publicação.

PEC da Blindagem


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta a proteção judicial de senadores e deputados federais. A proposta segue para o Senado. Na Casa, o texto enfrenta resistência.

Da bancada de Alagoas, apenas Daniel Barbosa (PP) e Paulão (PT) votaram contra. Alfredo Gaspar (União Brasil) se absteve da votação. Rafael Brito e Isnaldo Bulhões, ambos do MDB, foram advertidos pelo partido por votarem a favor do texto.

PL da Anistia


A urgência da anistia
aos condenados pelo 8 de Janeiro foi aprovada na noite de quarta-feira (17) após meses de pressão por parte da bancada bolsonarista na Casa. O texto ainda não é claro, mas já está sendo trabalhado pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade).

O relator já sinalizou que pretende reduzir as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, mas não efetivamente conceder perdão pelo crime de tentativa de golpe de Estado.