Política

Ato contra PEC da Blindagem surte efeito e CCJ do Senado deve enterrar matéria nesta semana

Texto prevê uma blindagem judicial para deputados federais, senadores e presidentes de partido político

Por Felipe Ferreira 22/09/2025 15h03
Ato contra PEC da Blindagem surte efeito e CCJ do Senado deve enterrar matéria nesta semana
Manifestação contra a PEC da Blindagem na Paulista - Foto: Reprodução |TV Globo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê uma blindagem judicial para quem for deputado federal, senador e presidente de partido político, deve ser enterrada ainda nesta semana após mobilização nacional desse domingo (21).

Todas as capitais do país, além de outras cidades, registraram manifestações contra a aprovação da PEC, além da contrariedade ao PL da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. Em Maceió, o ato aconteceu na Pajuçara e superou às expectativas dos organizadores.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, Otto Alencar (PSD-BA) , se manifestou nesse domingo sobre a PEC e disse que o texto será enterrado na reunião do colegiado desta quarta-feira (24).

Segundo Alencar, a PEC será pautada se o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) entregar o relatório a tempo. Vieira já revelou em entrevista que o parecer será pela rejeição da proposta.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16) e causou repercussão negativa nas redes. Políticos que votaram a favor da proposta pediram desculpas ao eleitorado pelo posicionamento.

Em Alagoas, Rafael Brito e Isnaldo Bulhões, ambos do MDB, foram advertidos pelo diretório estadual da sigla, que se posicionou contra a PEC.