Operação Desmanche 2 derruba quadrilha que roubava e desmontava motos em Maceió
SSP/AL cumpre mandados, prende suspeito de homicídio e desarticula esquema milionário de peças ilegais
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordenou, nesta quinta-feira (25), a Operação Desmanche 2, uma ação integrada entre as Polícias Civil e Militar que cumpriu 14 mandados judiciais, sendo 4 de prisão e 10 de busca e apreensão, contra integrantes de uma organização criminosa responsável por diversos roubos e desmanches de veículos, sobretudo motocicletas, na capital alagoana.
As investigações foram conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), em parceria com o Batalhão de Trânsito (BPTRAN). O levantamento apontou que o grupo criminoso atuava de forma estruturada: após o roubo de motocicletas na região metropolitana de Maceió, os veículos eram encaminhados para oficinas vinculadas à organização, onde eram desmanchados. As peças eram então comercializadas de forma ilegal ou utilizadas para a montagem de novas motocicletas.
O nome da operação faz referência direta ao modus operandi do grupo, sendo uma continuidade de ações anteriores que já haviam identificado a utilização do mesmo esquema criminoso para roubo e desmanche de veículos.
Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, após a apresentação de provas técnicas que comprovaram o envolvimento dos investigados.
Para a execução da operação, a Polícia Militar mobilizou equipes especializadas do BOPE, CPChoque, ROTAM, RAIO, BPTRAN e BPRv. Já a Polícia Civil atuou com agentes da DRACCO, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e do TIGRE. A ação ainda contou com o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA), garantindo suporte aéreo às equipes em solo.
A SSP reforça que o enfrentamento ao crime organizado depende também da participação da sociedade. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto e ligação gratuita.

Suspeito de homicídio também foi preso
Durante as investigações, um dos suspeitos cometeu um homicídio no município de Dois Riachos, o que resultou na expedição de um mandado de prisão. Ele foi localizado e preso na cidade de Limoeiro de Anadia.
Contra ele existem suspeitas de integrar o grupo criminoso, inclusive com envolvimento em roubos de motocicletas, mas sem confirmação até o momento. Com a deflagração da operação desta quinta-feira, podem surgir provas que estabeleçam sua ligação com a organização criminosa, o que ampliaria sua ficha criminal.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
