Circuito Câmara abre as portas do Legislativo para estudantes de escola municipal
Programa lançado nesta quinta-feira aproxima a Casa da população e estimula o exercício da cidadania
Estudantes do sexto e sétimo anos da Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra, na Mangabeiras, participaram do lançamento do programa Circuito Câmara, nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Maceió.
Os alunos conheceram a sede do Legislativo, no bairro de Jaraguá, participaram de atividades pedagógicas com a Escola do Legislativo e formaram comissões onde debateram ideias e propostas para Maceió que serão apresentadas aos vereadores e levadas ao Poder Executivo.
Em seguida, acompanharam o início da sessão ordinária, onde o programa foi oficialmente lançado pelo presidente da Casa, Chico Filho. Ele afirmou que o Circuito Câmara tem a proposta de aproximar o Legislativo da população e abrir suas portas para estudantes, comunidades e outros grupos interessados.

“Esse programa tem como objetivo transmitir cidadania, dar conhecimento às pessoas sobre o que faz um legislador, o que é o Poder Legislativo, como funciona uma sessão. E nosso objetivo principal é mostrar ao maceioense que a Câmara é a casa do povo”, disse.
O Circuito vai ocorrer periodicamente, sempre às quintas-feiras, com a participação de alunos da rede municipal, de escolas particulares, de faculdades, de comunidades e outros grupos que procurarem a Escola do Legislativo para agendar a atividade.
O secretário municipal de Educação, Rogério Lima, participou do lançamento e reforçou a importância da parceria entre a Câmara e a Prefeitura, com ações que têm despertado o interesse dos estudantes e também das famílias.
“Além do Circuito Câmara, temos o Plenarinho, que está tendo uma adesão extraordinária e impactando nossos alunos, com o interesse em conhecer sobre o Legislativo e sobre seus próprios direitos, levando tudo o que está sendo aprendido para casa, para compartilhar com seus pais. Fico muito feliz em ver momentos como este, que aproximam a Educação desta casa”, elogiou.

Eduarda Victoria Rocha, aluna do sétimo ano, participou da atividade e comemorou a oportunidade de aprender mais sobre política e conhecer os vereadores de Maceió. “A gente gosta de aprender, é uma felicidade. Acho essa ação importante porque, quem sabe, lá no futuro, a gente não se torne um vereador também”, observou.
A diretora da escola, Jussi Cleide Gomes Acioli, explicou a relevância da ação para os estudantes. Hoje, ao chegarem na Câmara eles não sabiam quem eram os vereadores, mas ao final levaram uma grande bagagem.
“Saber quem são os vereadores, qual o papel do vereador para a comunidade, o que eles fazem, e até conhecer a Câmara, saber onde é que eles se reúnem, tudo isso é muito importante porque é aqui nesse espaço que é discutida toda a dinâmica do município. É um exercício de cidadania”, pontuou.
Últimas notícias
Caio Bebeto parabeniza ação policial e apreensão de drogas em assentamento do MST
Natalinda prorroga prazo e mantém prêmio de até R$ 10 mil para escolas
Fábio Costa denuncia crise de segurança em São Miguel dos Campos e pede intervenção urgente
Alfredo Gaspar critica tolerância à corrupção e destaca avanços da CPMI do INSS em evento da Arko Advice
Ifal divulga nota de pesar após assassinato de estudante em São Miguel dos Campos
5ª ExpoGirau promete movimentar Girau do Ponciano de 4 a 8 de dezembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
