Operação Língua Suja flagra lançamento irregular de concreto em galeria pluvial no litoral Norte
Ação do Iplam e da Seminfra identifica lançamento de resíduos por construtora, compromete o sistema de drenagem e causa risco de contaminação ambiental
O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), identificou nesta quinta-feira (25), o lançamento irregular de concreto dentro da galeria de águas pluviais que direciona o escoamento para a praia de Guaxuma, em Maceió. A ação faz parte da operação Língua Suja, que tem como objetivo combater crimes ambientais e infrações no sistema de drenagem da capital alagoana.
De acordo com a fiscalização, o concreto estava sendo descartado de forma indevida por uma construtora, que lavava equipamentos utilizados em obras diretamente na via pública. O material, ao escorrer para as bocas de lobo, era conduzido pelo sistema de drenagem até a galeria pluvial, provocando três problemas principais: a contaminação ambiental, a degradação do sistema de drenagem e a obstrução das tubulações.
O concreto, ao endurecer, compromete o escoamento da água e pode provocar alagamentos em períodos de chuva, além de impactar áreas ambientais sensíveis como matas, riachos e a faixa de praia.
O flagrante foi registrado em logradouro público, com o apoio da fiscalização ambiental. A empresa foi acionada imediatamente para executar os reparos e também foi autuada pela irregularidade.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
