Maceió conquista Ouro em Cidades Inteligentes e em Ecossistemas de Inovação
No Connected Smart Cities 2025, Maceió se destaca pelo planejamento urbano inteligente, inovação tecnológica e sustentabilidade
Maceió conquistou dois Selos Ouro no Connected Smart Cities 2025, divulgado durante evento que começou na última terça-feira (23) e seguiu até essa quinta-feira (25), em São Paulo. A capital alagoana foi reconhecida como destaque nacional em Cidades Inteligentes, mantendo a posição alcançada em 2024, e avançou em Ecossistemas de Inovação, evoluindo do Selo Prata para Ouro.
Além dos selos, Maceió também registrou um avanço expressivo no ranking geral: alcançou a 20ª colocação entre todas as cidades brasileiras e ficou em 3º lugar no Nordeste. Em 2021, a capital ocupava a 85ª posição no geral e a 9ª entre as nordestinas, o que significa uma evolução de 65 colocações em apenas quatro anos.
O resultado reflete a consolidação de políticas públicas voltadas para inovação, tecnologia, planejamento urbano e sustentabilidade, implementadas pela Prefeitura de Maceió.
“O resultado no Ranking Connected Smart Cities mostra o compromisso do Iplam em unir planejamento, inovação e sustentabilidade. Estamos construindo uma Maceió mais inteligente e conectada, referência em inteligência urbana no Nordeste”, destacou o presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), Antonio Carvalho.
Projetos como o Plano Maceió 4.0, a Estratégia de Dados da Cidade, o Negócio da Grota e o Maceió CidadeConectada vêm fortalecendo a transformação digital e a governança baseada em evidências. Iniciativas como o Laboratório de Inovação, a Revisão do Plano Diretor, o Plano de Gestão Integrada da Orla, o Novo Centro, além dos programas Tech Massa e Hack Massa, também contribuíram para consolidar o ambiente de inovação e inclusão social.
O reconhecimento coloca Maceió entre as cidades brasileiras que mais avançaram em inteligência urbana, destacando o esforço em oferecer serviços públicos mais eficientes, promover desenvolvimento sustentável e ampliar a qualidade de vida da população.
“Esta conquista evidencia que Maceió avança de forma consistente em planejamento urbano inteligente, inovação tecnológica e sustentabilidade, resultando em serviços de maior qualidade, inclusão social e mais oportunidades para a população”, enfatizou o secretário da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital (Sedigi), Sergio Cavalcante.
Criado pela Plataforma Connected Smart Cities, o ranking é o principal levantamento do país sobre cidades inteligentes e reúne anualmente gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções e tendências para o futuro das cidades.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
