Maceió conquista Ouro em Cidades Inteligentes e em Ecossistemas de Inovação
No Connected Smart Cities 2025, Maceió se destaca pelo planejamento urbano inteligente, inovação tecnológica e sustentabilidade
Maceió conquistou dois Selos Ouro no Connected Smart Cities 2025, divulgado durante evento que começou na última terça-feira (23) e seguiu até essa quinta-feira (25), em São Paulo. A capital alagoana foi reconhecida como destaque nacional em Cidades Inteligentes, mantendo a posição alcançada em 2024, e avançou em Ecossistemas de Inovação, evoluindo do Selo Prata para Ouro.
Além dos selos, Maceió também registrou um avanço expressivo no ranking geral: alcançou a 20ª colocação entre todas as cidades brasileiras e ficou em 3º lugar no Nordeste. Em 2021, a capital ocupava a 85ª posição no geral e a 9ª entre as nordestinas, o que significa uma evolução de 65 colocações em apenas quatro anos.
O resultado reflete a consolidação de políticas públicas voltadas para inovação, tecnologia, planejamento urbano e sustentabilidade, implementadas pela Prefeitura de Maceió.
“O resultado no Ranking Connected Smart Cities mostra o compromisso do Iplam em unir planejamento, inovação e sustentabilidade. Estamos construindo uma Maceió mais inteligente e conectada, referência em inteligência urbana no Nordeste”, destacou o presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), Antonio Carvalho.
Projetos como o Plano Maceió 4.0, a Estratégia de Dados da Cidade, o Negócio da Grota e o Maceió CidadeConectada vêm fortalecendo a transformação digital e a governança baseada em evidências. Iniciativas como o Laboratório de Inovação, a Revisão do Plano Diretor, o Plano de Gestão Integrada da Orla, o Novo Centro, além dos programas Tech Massa e Hack Massa, também contribuíram para consolidar o ambiente de inovação e inclusão social.
O reconhecimento coloca Maceió entre as cidades brasileiras que mais avançaram em inteligência urbana, destacando o esforço em oferecer serviços públicos mais eficientes, promover desenvolvimento sustentável e ampliar a qualidade de vida da população.
“Esta conquista evidencia que Maceió avança de forma consistente em planejamento urbano inteligente, inovação tecnológica e sustentabilidade, resultando em serviços de maior qualidade, inclusão social e mais oportunidades para a população”, enfatizou o secretário da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital (Sedigi), Sergio Cavalcante.
Criado pela Plataforma Connected Smart Cities, o ranking é o principal levantamento do país sobre cidades inteligentes e reúne anualmente gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções e tendências para o futuro das cidades.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
