Vinte e dois municípios de Alagoas estão há mais de 200 dias sem homicídios
Destaque para a cidade de Paulo Jacinto que não registra este tipo de crime há 1.152 dias

O trabalho de combate ao crime coordenado pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas tem surtido efeito em todo o estado, mas 22 municípios têm se destacado. Eles estão há mais de 200 dias sem registrar homicídios, o que reflete diretamente na tranquilidade e bem-estar da população.
As três cidades do ranking com mais tempo sem mortes violentas, segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP, são Paulo Jacinto (três anos, um mês e 27 dias), Jacaré dos Homens (dois anos e sete meses) e Pariconha (dois anos, dois meses e 29 dias). Confira a lista completa dos 22 municípios na tabela abaixo.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, ações e investimentos integrados têm contribuído para redução da criminalidade nessas localidades.
“Nós temos a gestão que mais investe em Segurança Pública de todos os tempos. O trabalho integrado começa desde ações com o Governo Federal e com cada município que se abre às parcerias. Um serviço prestado com qualidade e excelência desempenhado por cada homem e cada mulher que, diuturnamente, tem se dedicado em prol de toda a população”, afirmou o gestor, reforçando que o enfrentamento à violência segue em todas as regiões do estado.
“A gente sabe que o crime existe e estamos trabalhando cada vez mais para combatê-lo. Seguiremos fazendo isso em todo lugar de Alagoas. Contamos também com o apoio da população através do Disque-Denúncia, para que possamos ampliar ainda a abrangência do combate ao crime”, enalteceu Flávio.

Paulo Jacinto
Com uma população de 6.576, conforme o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022), o município com mais tempo sem homicídio recebe policiamento diário de equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar.
“Com a implementação das novas modalidades de policiamento tático urbano e tático rural, e o aprimoramento dos já existentes feitos pela Radiopatrulha e pelo Pelopes [Pelotão de Operações Policiais Especiais], nós conseguimos alcançar números significativos na redução de homicídios e da criminalidade”, afirmou o subcomandante do 10º BPM, capitão Samuel de Jesus.
Ele ressaltou ainda que o reforço do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura Municipal também tem ajudado ao trabalho ostensivo, que conta com abordagens a pessoas, veículos e com ações preventivas nas escolas da cidade.

A responsabilidade das investigações de mortes violentas em Paulo Jacinto é da Unidade de Homicídios da 9º Região do Interior da Polícia Civil, que tem conseguido garantir mais tranquilidade em todas as cidades que atua. Outros dois municípios atendidos pela unidade também estão entre os 22 com mais de 200 dias sem homicídios: Mar Vermelho (um ano, nove meses e cinco dias) e Pindoba (um ano, um mês e onze dias).
De acordo com o responsável pela unidade, delegado Thiago Bindi, uma ação efetiva tem expandido a redução para toda a região.
“Temos agido com investigações de forma constante para prender indivíduos envolvidos com diversos crimes e isso reflete na redução da criminalidade em toda a região. Conseguimos esse feito nessas cidades consideradas tranquilas e o nosso objetivo é ampliar ainda mais o enfrentamento ao crime. Nos últimos dias, realizamos cerca de dez prisões de criminosos de alta periculosidade e apreensões de adolescentes envolvidos com crimes em localidades como Cajueiro e Atalaia, e já observamos uma diminuição no índice de mortes. Este é o nosso objetivo não só para os municípios da 9º Região, mas também de todo o estado”, frisou Bindi.
Últimas notícias

Dez meses após separação, mulher é morta a tiros pelo ex-marido em Delmiro Gouveia

Casal trabalha para retirar vazamento em sistema de Rio Largo nesta segunda (29)

Alunos simulam "motel" e fazem dança erótica durante gincana escolar

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz

Rapper Oruam deixa presídio de Bangu após decisão do STJ

Câmara homenageia Claydson Mourinha e José Neto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
