Oportunidades

Emprega Jovem abre inscrições para a 12ª edição nesta quarta-feira (1°)

Iniciativa capacitou mais de 6,5 mil pessoas em Maceió

Por 7segundos com assessoria 30/09/2025 17h05 - Atualizado em 30/09/2025 17h05
Emprega Jovem abre inscrições para a 12ª edição nesta quarta-feira (1°)
Emprega Jovem capaitou 6,5 mil pessoas em Maceió - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió alcançou um novo marco com a 12ª edição do programa Emprega Jovem, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SEJL). Os interessados devem comparecer, nesta quarta-feira (1°), a partir das 8h, no Senai Poço. São oferecidas 530 vagas. É preciso estar em mãos com o RG, CPF, comprovante de residência, originais e cópia.

Desde a criação, a iniciativa capacitou mais de 6,5 mil jovens da capital alagoana, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.

O programa ganhou visibilidade, tornando-se uma política pública voltada à empregabilidade. Atualmente, a iniciativa segue oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), garantindo formação de qualidade alinhada às demandas do mercado local.

Entre as capacitações disponíveis estão os de assistente de recursos humanos (semipresencial), assistente administrativo (semipresencial), almoxarife (semipresencial), auxiliar de operações logísticas (semipresencial), mecânico de manutenção de máquinas industriais (presencial).

De acordo com a secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, o impacto social é um dos principais diferenciais do programa. “O Emprega Jovem é uma porta de entrada para muitos talentos que só precisam de uma oportunidade para se desenvolver. Ao capacitarmos esses jovens, especialmente os que vivem em situação de vulnerabilidade, estamos não só preparando profissionais para o mercado, mas também promovendo dignidade, autoestima e esperança. O programa transforma vidas”, destacou.

Além da qualificação, o Emprega Jovem também incentiva a geração de renda própria, funcionando como ferramenta de inclusão social para jovens que enfrentam dificuldades no acesso ao mercado formal de trabalho.

Com resultados expressivos, o programa se consolida como uma das principais políticas públicas municipais voltadas à empregabilidade e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da juventude maceioense.