Governo de Alagoas entrega Restaurante Popular no Jacintinho nesta sexta (3)
Equipamento amplia rede de proteção social e reforça combate à fome e à insegurança alimentar na capital
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), entrega, nesta sexta-feira (3), um novo Restaurante Popular Sabor com Coração, no bairro Jacintinho, em Maceió. A iniciativa integra as ações estratégicas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional no estado.
Com capacidade para servir, em média, 2.250 refeições por dia, aproximadamente 50 mil por mês, o restaurante irá oferecer almoço e jantar de segunda a sexta-feira, com cardápio balanceado e custo simbólico de R$ 2,00 por refeição. A prioridade de atendimento é para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O novo equipamento é fruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que cedeu o imóvel onde o restaurante está instalado.
Os alimentos utilizados na preparação das refeições serão adquiridos prioritariamente de agricultores familiares locais, beneficiários de programas como o PRONAF e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), contribuindo para o fortalecimento da economia local e redução de custos operacionais.
Além da oferta de alimentação acessível, o restaurante também será um espaço de promoção da cidadania, com a realização de oficinas e palestras sobre educação alimentar, prevenção de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, além de cursos de qualificação profissional para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O local também abrigará atividades culturais e será disponibilizado para a comercialização de produtos da agricultura familiar, promovendo geração de renda para pequenos produtores locais.

Segundo a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, a nova unidade representa um avanço na política de segurança alimentar de Alagoas. “Este restaurante é mais do que um local de alimentação. É um espaço de cidadania, formação, geração de renda e cuidado com as pessoas. Estamos reforçando a rede de proteção social com dignidade e inclusão”, destaca Kátia Born.
Ainda segundo ela, com a inauguração do Restaurante Popular do Jacintinho, o Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, garantindo o direito humano à alimentação e nutrição adequada, fortalecendo o papel do Estado na promoção da equidade social.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
