Roubos caem 50% no Benedito Bentes com reforço do Ronda no Bairro; veja balanço do 1º semestre
No Benedito Bentes, por exemplo, os casos de roubo caíram 50%
O Programa Ronda no Bairro divulgou, nesta semana, balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, apontando um crescimento de 33% nas atividades desenvolvidas pelas equipes operacionais em Maceió, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram registradas 377 ações, contra 282 em 2024, nas quatro áreas de atuação: Jacintinho, Centro, Orla e Benedito Bentes. Entre as ações estão maior patrulhamento nas diferentes modalidades de atuação (moto, carro, bike, patinete e a pé), mais abordagens preventivas, blitz e atividades integradas com as demais forças de segurança e um maior atendimento de ocorrências a partir do acionamento da Central de Operações da Polícia Militar de Alagoas (COPOM).
De acordo com dados da Central de Atendimento e Despachos (CAD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), o aumento das ações refletiu diretamente na redução de índices criminais importantes, principalmente nos delitos contra o patrimônio, como roubos e furtos nas áreas de atuação do Programa.
No Benedito Bentes, por exemplo, os casos de roubo caíram 50% e não houve registro de tentativas de homicídio no período. Já no Centro, os agentes de proximidade estiveram mais envolvidos em atendimentos de socorro à população, sem registros de roubos nos seis primeiros meses do ano.
No Jacintinho, também não houve registro de roubos e os casos de brigas reduziram em 80%. Outro dado relevante foi a queda de 75% nas tentativas de suicídio. Na Orla de Maceió, maior território de atuação dos agentes, os índices também apresentaram reduções significativas: assédio sexual nas praias e atropelamentos caíram 50%; furtos, 56%; roubos, 43%; e tentativas de homicídio, 20%.
Os resultados expressivos refletem o compromisso do Governo de Alagoas em garantir mais segurança e tranquilidade tanto para os cidadãos quanto para os turistas que visitam a capital.
A atuação do Ronda no Bairro segue as diretrizes do governador Paulo Dantas e é desenvolvida pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria permanente com as demais forças de segurança do Estado.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números comprovam a importância do trabalho integrado.
“Os números mostram que estamos no caminho certo. O Ronda no Bairro tem se consolidado como uma política de proximidade, que não apenas reduz os índices criminais, mas também fortalece o sentimento de segurança e confiança da população. Nosso compromisso é seguir ampliando essa presença nas ruas e cuidando das pessoas”, destacou o secretário.
Últimas notícias
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
