Maceió

Defesa Civil finaliza segunda etapa de mapeamento para o Plano de Redução de Riscos

Terceira etapa iniciará no mês de novembro

Por 7Segundos, com Assessoria 06/10/2025 12h12 - Atualizado em 06/10/2025 12h12
Defesa Civil finaliza segunda etapa de mapeamento para o Plano de Redução de Riscos
Vistorias objetivam mapear áreas de risco em todas as regiões de vulnerabilidade de Maceió - Foto: Diogo Canuto/Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), finalizou mais uma etapa de mapeamento de áreas para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, nos dias 22 de setembro a 3 de outubro.

O mapeamento foi finalizado no bairro do Benedito Bentes, no Conjunto Bela Vista ll e Conjunto Habitacional Benedito Bentes ll. Na sequência, as equipes mapearam a região do Litoral Norte, passando pelas comunidades Alto de Ipioca, Grota do Facão, Rota do Mar, Saúde e Pescaria.

A próxima campanha ocorrerá de 3 a 20 de novembro, com o mapeamento do Complexo do Vale do Reginaldo para identificar as áreas de riscos no local.

O Plano Municipal de Redução de Riscos é realizado pelo Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Defesa Civil Municipal, e tem previsão para ser finalizado em 24 meses.

O que é o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)


O PMRR é um instrumento que permitirá o diagnóstico do risco e proposição de medidas para a redução dos impactos, como obras de infraestrutura e de saneamento.

Esse trabalho é realizado com base nos guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), como o Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: Apontamentos Técnicos para Inovações Metodológicas, produzido pela equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção, da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid) do Governo Federal.